segunda-feira, 30 de julho de 2012

Visita de Dom Sebastião à Paroquia do Bom Pastor, em Salvador – BA

No domingo, dia 08 deste, Dom Sebastião Gameleira, bispo de Diocese Anglicana do Recife, e sua esposa, dona Madalena, estiveram em visita à Paróquia do Bom Pastor, no Largo do Papagaio, em Salvador bem pertinho da Ribeira e do Bonfim. Com a congregação estavam os Revs. Bruno, Josafá e Stephen. Em sua meditação o Bispo ressaltou o tema bíblico do domingo: não temer, nem por causa de nossa pequenez, nem por nossos defeitos, nem pela resistência aos valores do Evangelho à nossa volta, nem pela oposição e até eventual perseguição. O modelo continua a ser Jesus que não hesitou em ser rejeitado em sua própria terra, nem se intimidou.


O chamado que se nos faz é fortalecer-nos pela oração e união com Deus e assimilação de Sua santa vontade — espiritualidade profunda; pelo estudo da Bíblia para aprender como perceber hoje na vida a Palavra atual de Deus, pelo estudo, conhecimento e aprofundamento de nossa identidade anglicana, pelo estudo para compreender a sociedade e seus desafios — preparação teológica; pela convivência comunitária onde as pessoas se ajudam, se animam e se fortalecem reciprocamente — vida comunitária; além disso, enfatizou o Bispo, é preciso capacitar-nos metodologicamente para abordar a sociedade no exercício da missão evangelizadora — capacitação metodológica; finalmente, evangelização supõe, como toda a Bíblia o sugere, compromisso político para pela ação levar ao mundo, à praça pública, os valores transformadores do Reino de Deus, utilizando para isso instrumentos adequados e em aliança com todas as forças sociais cujo objetivo é lutar pela libertação do povo — compromisso político.

Dona Madalena, dirigindo-se particularmente às mulheres, falou sobre a UMEAB (União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil) e ressaltou três importantes dimensões de sua presença na Igreja: praticar e estimular a oração, animar a comunidade a comprometer-se com a diaconia social e política — o serviço da Igreja ao mundo, e o sodalício do altar, estimulando a congregação a vivenciar a celebração como momento de beleza e de consagração de toda a semana, a liturgia como sacramento do quotidiano vivido em Deus…

Durante a Santa Eucaristia, Rita, de Coité, a mais de duzentos quilômetros de Salvador, confirmou seus compromissos batismais e foi recebida em comunhão como membro pleno da Igreja. Seu esposo e seu filhinho Lucas estavam presentes. Rita há mais de dois anos frequenta a comunidade e faz algum tempo segue estudos de Teologia à distância.

Em seguida, houve momento de confraternização com almoço comunitário.