sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dom Sebastião Armando Gameleira Soares

Nascido em São Miguel dos Campos, Alagoas, de família cristã, terceiro de cinco filhos, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares fez seus estudos secundários no Seminário Metropolitano de Maceió e estudos de Filosofia no Seminário de Olinda, Pernambuco. Obteve o bacharelado e o mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana, de Roma, com dissertação sobre Santo Anselmo, Arcebispo de Cantuária.

Obteve também o mestrado em Ciências Bíblicas, no Instituto Bíblico, de Roma, com dissertações sobre o Livro dos Salmos e o Livro de Isaías, e o mestrado em Filosofia na Universidade Lateranense, de Roma, com dissertação sobre a obra do filósofo brasileiro Henrique de Lima Vaz.

Ainda em Roma, fez Especialização em Sociologia, na Universidade dos Estudos Sociais, com trabalho sobre a obra de Gilberto Freyre. É também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda.


Em 1975 casou-se com a Assistente Social Maria Madalena e tem três filhas e um filho: Daniela Adília, casada com Antonio Luis, mãe de Josué; Raquel, fisioterapeuta; Gabriela, dentista, casada com Osvaldo; Rafael, estudante, em Recife.

Desde 1973 foi professor do Instituto de Teologia do Recife – ITER, onde também foi por vários anos Coordenador Geral dos Estudos e assessor para formação teológica no Departamento de Pesquisa e Assessoria – DEPA.

Foi também assessor da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB-Nordeste II e da Conferencia dos Religiosos do Brasil – CRB -Nordeste.

Desde 1989 foi professor e logo em seguida Reitor do Núcleo Anglicano de Estudos Teológicos – NAET, do Recife. Foi recebido oficialmente na Comunhão Anglicana em 1993, tendo sido ordenado Diácono e Presbítero em 1997, na Diocese Anglicana do Recife. Foi postulante e depois Ministro Encarregado na Missão do Semeador, em Jardim Brasil, Olinda.

Colaborou como assessor dos Bispos Anglicanos da América Afrolatíndia, na reunião Pré-Lambeth 1998, e assessor na Conferência de Lambeth, na Inglaterra, na secção sobre Evangelização, presidida pelo atual Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams.

Há mais de vinte e cinco anos tem sido assessor do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI (ecumênico), tendo assumido a Direção Nacional e a Coordenação Nacional do Programa de Formação, além da coordenação e da assessoria do Curso Extensivo de Formação de Biblistas. Também tem colaborado na assessoria ao Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular – CESEP (São Paulo).

No ano 2000 foi eleito e assumiu o Episcopado na Diocese Anglicana de Pelotas. Atualmente é Bispo Diocesano da Diocese Anglicana do Recife.

* Fonte: DAR