domingo, 22 de julho de 2012

Primeira Bispa da Igreja Anglicana eleita na África

Ontem a Igreja Anglicana das Províncias do Sul do Continente Africano marcaram um momento histórico ao nomear a primeira Bispa Anglicana para este Continente. A Reverenda Ellinah Ntombi Wamukoya, de 61 anos, tornou-se Bispa eleita de Swazilandia, a primeira mulher das 12 Províncias Anglicanas da África. Neste ato, ela é a segunda mulher eleita por uma igreja tradicional para o continente africano.

Sua eleição acontece justamente na comemoração dos 20 anos da aprovação pela Igreja Anglicana das Províncias do Sul do Continente Africano para a ordenação sacerdotal de mulheres, como presbíteras e bispas. As Províncias também incluem entre seus membros: Angola, Namibia, África do Sul, e Lesotho. Coincidentemente a reunião do Sínodo foi em Swazilandia em 1992.


De início, a Reverenda Wamukoya não foi uma das candidatas, mas depois que sete rodadas de eleições sem resultados, a Assembléia Eleitoral convocou novos candidatos para participarem. Subsequentemente, ela recebeu a maioria de 2/3 de votos necessários em ambas das Câmaras, a do Clero, e a dos Leigos.

Um observador descreveu à Assembléia como um “ambiente particularmente cheio do Espírito” e também foi comentado que sua eleição trouxe muita emoção na Diocese. A Diocese de Swazilandia foi fundada em 1968, e abrange três arquidioceses: a Swazilandia do Leste, a Swazilandia do Sul, e a Swazilandia do Oeste. Seu predecessor foi o Reverendo Meshack Mabuza nomeado bispo da Swazilandia em 2002.

Atualmente a Reverenda Wamukoya é Capelã na Universidade de Swazilandia, e também na escola de segundo grau Saint Michael’s na cidade de Manzini. Ela também tem o cargo de diretora-presidente no Conselho Municipal de Manzini. Sua eleição deverá ainda ser confirmada pelos integrantes do Sínodo dos Bispos. Quando isto acontecer, a Reverenda Wamukova vai ser a 24a. Bispa não-aposentada da Comunhão Anglicana. Até o dia de hoje, as Igrejas Membros que nomearam e escolheram mulheres para o episcopado foram: Aotearoa, Nova Zelândia, a Polinésia, Austrália, e o Canadá; e na Igreja Episcopal de Cuba, e os países das Províncias do Sul do Continente Africano.

Sendo que neste momento várias outras dioceses da ACSA vão escolher bispos/as antes do fim do ano e é bem provável que haja um serviço de Consagração para todos eles no início do ano.

Em setembro de 2012 será celebrado o 20º aniversário da ordenação de mulheres para o sacerdócio nas Províncias dos Países do Sul do Continente Africano, paralelamente ao Encontro do Comitê Permanente das Províncias que terá como convidada especial a Bispa Barbara Harris da Igreja Episcopal (The Episcopal Church/EUA).