quinta-feira, 26 de julho de 2012

Celebrando a vida, bebendo da água da fonte cristalina

Walkiria Rodrigues e Torquato Silva

No sábado 14 de julho, já chegando a noite, aconteceu no Ponto Missionário da Liberdade nossa Celebração de Gratidão a Deus pela o Dom da vida e pela consciência de luta ecológica incorporada por nossa comunidade em nossa prática de fé e missão.


Numa Celebração que abriu espaço para, de maneira orante, fazer o lançamento do vídeo produzido pelas juventudes dos bairros de Jaboatão Centro festejamos um momento muito especial da vida de nosso Ponto Missionário. Com a temática ecológica, centrada no valor e na importância da água para nossa existência, cantamos, lemos a Bíblia, debatemos a realidade do Rio Jaboatão e Celebramos a Eucaristia. Com a presença do bispo, Dom Sebastião Armando, pároco da comunidade, de jovens visitantes de vários lugares, da gente do próprio bairro, do candidato a prefeito do Município de Jaboatão dos Guararapes, César Ramos (PSOL), da candidata a vereadora Fernanda Angelo (PCdoB e SINPROJA – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão dos Guararapes), assistimos ao vídeo e percebemos a emoção em todas as pessoas presentes. Ver o trabalho concluído, ver o resultado da luta e do sofrimento do povo á margem do Rio Jaboatão é algo desafiador, urgente e profético porque desafia a Igreja a se posicionar ao lado das pessoas esquecidas e desamparadas em nosso mundo. Dom Sebastião, em sua fala, de maneira emocionada, disse que o documentário retratava bem o Gênesis narrado na Bíblia.

O vídeo “Águas do Jaboatão” foi uma ação coletiva do MjPOP Liberdade (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas), Juventude Suassuna, Núcleo Educacionista de Jaboatão e da REJU-PE (Rede Ecumênica de Juventude de Pernambuco), para conscientizar a todas as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Esses movimentos são frutos de articulações populares feitas pelas juventudes que vivem esquecidas e à margem pelas periferias da cidade de Jaboatão.

A leitura do Evangelho que narra o diálogo de Jesus com a mulher samaritana (São João 4:1-15), foi enriquecida com a apresentação de uma dramatização bíblica representada por Kádja Nascimento e Tathy Cosme. E em seguida aconteceu a Roda de Diálogo sobre a participação de jovens de nossa comunidade (Juliane Carla, Raiana Camila, Tathy Cosme, Millena Reis, Alexandre Roseno e César Ramos) no Rio+20. Suas vivências e aprendizados, e de como compartilhar essas experiências com todas as pessoas para uma vida melhor.

Contamos também com as presenças de moças e rapazes da nossa Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, de Dominique Lima, coordenador da UJAB -DAR (União dos Jovens Anglicanos do Brasil); D. Madalena Soares, da UMEAB -DAR; e de outras pessoasque vieram prestigiar este belo momento, totalizando mais de cinquenta pessoas.

Após a Celebração Eucarística, tivemos o nosso momento ágape, quando foi servido um lanche, sendo este mais um momento de partilha do pão da vida.

Veja o nosso álbum aqui.