quinta-feira, 26 de julho de 2012

ANGLICANISMO: PERGUNTAS FREQUENTES. PARTE 1

Amados irmãos, amadas irmãs, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e Jesus nosso Salvador.



Para um melhor conhecimento da Igreja Anglicana, será publicada uma série de perguntas com respostas importantíssimas para quem deseja aprender algo mais sobre o anglicanismo.


Lembramos ainda que o nosso TEMPLO - IGREJA - situa-se na Av. Lotus 570 (lá no final da Avenida), Nelson Costa - Ilhéus. De ônibus, desce no primeiro ponto depois que virar à direita(no Centro Comunitário - Escola), volta para a lótus segue em direção ao final, estamos perto de um ponto de moto táxi e em rente à Panificadora Modelo.


Boa leitura e aprendizagem a todos e todas.



1. A Igreja Anglicana foi fundada por Henrique VIII?


Os livros didáticos de história ensinam categoricamente que o Rei Henrique VIII criou a Igreja Anglicana. No entanto esta afirmação é equivocada. A Igreja na Inglaterra começou a surgir no século II quando os celtas conheceram a religião cristã. Após isso Roma envia Santo Agostinho a essas terras e faz com que a Igreja lá existente se unisse com Roma. Muito tempo depois quando ocorre a Reforma Protestante do Sec. XVI, a Inglaterra vivia uma grande instabilidade política por causa da interferência papal do governo, e também com a tensão existente com a Espanha. Henrique VIII não permitiu a interferência papal nas questões do seu país, ficando contrariado quando o Papa negou declarar nulo seu casamento com Catarina de Aragão. Seria um ato comum naqueles tempos, - já havia diversos precedentes, - mas o Papa estava pressionado por questões políticas da Espanha e Alemanha, não atendeu o pedido. E o rei pôs fim à autoridade, interferência e jurisdição papal na Inglaterra, chamado-a a si mesmo. Então, em represália, Henrique foi excomungado (afastado da comunhão com a Igreja) pelo Papa. Mas a Igreja na Inglaterra permaneceu como sempre fora, quer dizer, praticamente com as mesmas igrejas, os mesmos bispos e sacerdotes, as mesmas dioceses, os mesmos ofícios e os mesmos fiéis. Parte do clero permaneceu na Igreja Romana gerando muitas tensões, no entanto, hoje a Igreja Romana e Anglicana convivem pacifica e amigavelmente na Inglaterra e em todo o mundo.



2. A Igreja de vocês é católica romana?

Não. Somos uma Igreja Anglicana. Embora nossa liturgia pareça similar à católica romana, temos tradições peculiares do cristianismo das Ilhas Britânicas e somos independentes do Vaticano e da Sé de Roma.



3. Então por que é que vocês dizem que crêem na "Santa Igreja Católica" ao recitar o credo?


Nós nos consideramos católicos no senso de sermos parte da igreja universal "una, santa, católica e apostólica". Somos parte de uma tradição que remonta aos tempos dos apóstolos.



4. A igreja de vocês é protestante?


Também não. A Igreja da Inglaterra, herdeira de tradições do cristianismo das Ilhas Britânicas, foi assimilada gradualmente pela Sé de Roma, a partir do envio de missionários àquela região, no século VII. Entretanto, ali já havia uma rica tradição cristã celta, a qual permaneceu como substrato do anglicanismo desde aquela época. Durante boa parte da idade média, a Igreja da Inglaterra preservou sua autonomia dentro do Cristianismo Ocidental. A separação definitiva veio na época da Reforma, é verdade, mas ao decidir preservar a sucessão apostólica e demais tradições da Igreja indivisa, manteve sua catolicidade, embora haja grupos dentro do anglicanismo que abraçam conceitos teológicos similares ao protestantismo. Esse meio-termo (chamado via media) entre as tradições cristãs é considerado por muitos um charme do anglicanismo, e uma prova do caráter verdadeiramente ecumênico da nossa igreja.



5. Qual é a diferença de Episcopais para Anglicanos?


Nenhuma. Algumas províncias da Comunhão Anglicana levam o nome de "Igreja Episcopal", enquanto outras, de "Igreja Anglicana". Todas, entretanto, seguem a mesma origem e tradições comuns.


6. Vocês usam incenso, velas e acólitos na liturgia?


Sim e não. Há igrejas que o usam e outras que não o usam. O modo de ser anglicano é moldado pela oração comum. Somos um povo que reza de forma igual, através de uma versão contemporânea do Rito de Sarum, adaptada no nosso Livro de Oração Comum. Entretanto, não possuímos rubricas específicas sobre vestes, gestual e procedimentos litúrgicos. O jeito de ser anglicano entende que a congregação tem liberdade para ter ou não elementos com os quais ela esteja confortável. é por isso que encontramos paróquias evangélicas, com uma liturgia austera e centrada na pregação, e onde o sacerdote estará usando provavelmente apenas uma estola sobre a alva. Também possuímos paróquias ditas anglo-católicas, onde a riqueza da liturgia inglesa é revivida com incenso, acólitos, vestes, canto litúrgico tradicional e destaque especial à experiência eucarística.


7. Por que vocês usam vestes litúrgicas?


Os símbolos transmitem mensagens que muitas vezes um texto nao consegue. Todos nós conhecemos alguns símbolos, talvez o mais famoso deles seja a bandeira de uma nação. Os símbolos também contam histórias e mostram significados importantíssimos. Na Igreja Anglicana, todos os símbolos utilizados contam um pouco da historia do Cristianismo e mostram o amor de Deus para com os homens. Cruzes, vestes sacerdotais, velas, gestos, tudo isto compõe a nossa liturgia que acontece de forma solene e bonita.


* Fonte: http://www.dm.ieab.org.br/