domingo, 19 de agosto de 2012

VISITA DO BISPO E DE DONA MADALENA À PARÓQUIA DAS BOAS NOVAS

* Texto: Madalena Soares

Domingo, dia 05 do corrente, Vigília da Festa da Transfiguração de Jesus, o Bispo Diocesano e dona Madalena estiveram em visita à Paróquia das Boas Novas, em Caaporã, estado da Paraíba. Foram recebidos fraternalmente pela Revda. Eliane Cristina, ministra encarregada, e pelos irmãos e irmãs da comunidade. Foi um bonito momento, muito significativo, de alegre celebração comunitária da glória de Deus. Era significativa a presença do grupo da juventude.

Na homilia, o Bispo ressaltou o tema bíblico trazido pelo evangelho segundo São João: não se contentar, nem se fixar na busca do imediato, simbolizada, nas palavras de Jesus, pelo “pão que perece”. É preciso compreender a dimensão mais profunda que Jesus nos vem revelar: só será possível superar a angústia e a prisão da preocupação quotidiana com a falta de pão (alimento, saúde, educação, segurança…) quando chegarmos a imitar o gesto de Jesus que foi o de provocar todo o povo a partilhar para que todo mundo tivesse de que comer. O texto do evangelho dizia que quem se adiantou primeiro para partilhar foi uma criança (pequenina e frágil) que só tinha o pão preto dos pobres a oferecer. Com esse gesto é que se começa a comer “o pão descido do céu” mediante a palavra de Jesus que nos ensina o caminho.Para que isso possa acontecer é preciso que se dê o que ensinava a epístola aos Efésios, lida antes do Evangelho: transformar nossa mentalidade, passar do individualismo, do egoísmo, da alienação, para uma mentalidade de participação na luta pela transformação do estado atual da sociedade, tão desigual e injusta.

No final da celebração, dona Madalena falou, particularmente, às mulheres sobre o trabalho da UMEAB e as estimulou a se manter sempre fieis. Aliás a UMEAB em Caaporã é um dos núcleos mais ativos e organizados da Diocese. O Bispo também ressaltou a forte presença de jovens e sua atuação no louvor da igreja. Demos graças a Deus por esse momento em que nos era dado contemplar um raio do resplendor da face gloriosa de Jesus transfigurado.
Após a celebração tivemos um gostoso almoço trazido de casa pelas pessoas: revivíamos, entre nós, a partilha dos pães, cada qual oferecendo o que trouxe e todos comeram e ficaram saciados, e ainda sobrou. Quando há generosidade, participação, organização e partilha, acontece a abundância e ninguém fica com fome. Eis a mensagem de Jesus, tão nova e tão radical que até hoje esse milagre está difícil de acontecer, é o milagre mais difícil…”