terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANGLICANISMO E CATOLICISMO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

* Por Rev. Gecionny Pinto, TSSF


NOSSO ENDEREÇO: AV. LOTUS 570, NELSON COSTA - ILHÉUS BA.



NOSSO CULTO: DOMINGO ÀS 9:00h


Ao se depararem com a Igreja Anglicana, muitos tendem precipitadamente a tomar conclusões equivocadas. Uns a classificam como a Igreja Católica Romana sem o Papa; outros somente como mais um Igreja Protestante; para outros, nem uma coisa nem outra.

Certos de que é imprescindível conhecer o que somos para podemos nos comprometer com o anglicanismo, traçarei uma breve comparação entre essas duas Igrejas Históricas e cabe ao leitor tirar suas conclusões.

As duas Igrejas professam os Credos da Igreja Indivisa ( Una, Santa, Católica e Apostólica ). As duas são litúrgicas na forma do culto e nas vestes do sacerdote, nos paramentos do altar. A liturgia anglicana é tirada do Livro de Oração Comum ( LOC ), a liturgia católica romana é tirada do Missal romano.

As duas conservam um tríplice ministério: bispos, presbíteros e diáconos, porém o anglicanismo ordena mulheres nessas três Ordens e o celibato é opcional para os bispos ( as ) ,presbíteros ( as ), diáconos ( as ).
 

As duas preservam a sucessão apostólica. As duas possuem ordens religiosas ( Franciscanos, Beneditinos etc ). As duas se organizam em Dioceses e Paróquias.

As duas possuem sacramentos, o catolicismo afirma dogmaticamente que são sete, No anglicanismo há consenso que só dois são necessários para salvação. Para os anglicanos a Confissão Auricular é opcional, para os católicos romanos é obrigatória. O Matrimônio pode ser repetido na Igreja Anglicana, na católica romana só em caso de anulação (declaração de nulidade).

As duas leem os livros Deuterocanônicos, o catolicismo afirma que são tão inspirados como os demais, o anglicanismo afirma que são livros históricos e devocionais.

As duas valorizam a Bíblia e a Tradição, porém no catolicismo, ambas estão em condições de igualdade, interpretadas pelo Magistério da Igreja, já no anglicanismo a ordem de prevalência é Bíblia, Tradição e Razão.

As duas Igrejas reservam um papel especial para a Virgem Maria, porém o anglicanismo não aceita os últimos dogmas marianos ( Assunção e Imaculada Conceição ).

As duas batizam crianças e estão abertas ao Ecumenismo, Nas duas temos um movimento Carismático; as duas celebram a Semana Santa; as duas usam velas, incensos e flores nos templos; as duas fazem o sinal da cruz ao invocar a Trindade; as duas usam cruzes na arquitetura e no peito como símbolo cristão.

As duas são governadas por Bispos ( Episcopais ), porém o catolicismo a autoridade episcopal é centralizada na figura do Papa, no anglicanismo é descentralizada devido à autonomia das Províncias.

As duas fazem orações pelos falecidos, no catolicismo essas orações têm caráter de sufrágio pelas almas do purgatório, no anglicanismo elas são apenas memoriais ou visam o aperfeiçoamento dos santos já no Paraíso.

O líder máximo do anglicanismo é o Arcebispo de Cantuária, para o catolicismo romano é o Papa que é infalível Ex- Cátedra para os católicos romanos, já o Arcebispo de Cantuária é o líder espiritual e não exerce jurisdição sobre outras Dioceses.

O catolicismo não aceita o divórcio e os métodos de contracepção não – naturais ( preservativos, pílulas etc ), já o anglicanismo aceita o divórcio, os métodos contraceptivos.

O anglicanismo afirma a presença real de Cristo na Eucaristia e a comunhão sob duas espécies ( pão e vinho ), no catolicismo a Transubstanciação,  a comunhão só é dada em duas espécies raramente.

Os anglicanos emitem seus pareceres através da Conferência de Lambeth, do Encontro de Primazes e do Conselho Consultivo Anglicano. Os católicos romanos através de Concílios e Encíclicas e Bulas papais.

Para a maioria dos anglicanos a intercessão dos Santos é coletiva  e não individual como é para os católicos romanos. As duas seguem o Calendário Cristão (Advento, Natal, Epifania, Pentecostes etc) e as duas possuem Calendário dos Santos ( as ).

Algumas Igrejas Anglicanas possuem imagens e ícones, já na Católica Romana todas possuem. Os anglicanos rezam o Rosário Anglicano ( meditação com os salmos e orações do LOC, os católicos romanos o terço ( meditação sobre a vida de Cristo com Ave –Marias ).

Para a maioria dos anglicanos a salvação é somente pela fé , sendo as obras consequências, para os católicos romanos a salvação é pela fé e pelas obras.

Como vimos existe uma grande semelhança no essencial da fé católica ( universal ) e por isso o Ecumenismo tem fluído tanto entre essas duas Igrejas, apesar de alguns obstáculos de ambas as partes , do lado anglicano a Ordenação de mulheres dificulta o reconhecimento das Ordens anglicanas, do lado católico romano a Dominus Iesus, que é um retrocesso na caminhada ecumênica.

As maiorias das diferenças que vimos acima surgiram pelo fato do anglicanismo não ser dogmático como o catolicismo romano e também pelo fato de que os anglicanos não aceitam nenhum dogma, onde não esteja presente toda a representação do Cristianismo: católico romano, católico ortodoxo, anglicano, vétero - católicos e protestantes.

Diante de semelhanças e diferenças que existem dentro de nossas próprias Igrejas, vale sempre lembrar a frase de Santo Agostinho : ´´ No essencial unidade, no acessório liberdade e em todas as coisas amor ´´.  Amém !

* É Coadjutor da Comunidade Anglicana da  Natividade e  membro da Terceira Sociedade de São Francisco  ( Natal – RN )


Contatos e Comentários: gecionny@yahoo.com.br