sábado, 18 de agosto de 2012

ANGLICANISMO: PERGUNTAS FREQUENTES PARTE 4

NOSSO ENDEREÇO: AV. LOTUS, 570, NELSON COSTA - ILHÉUS

NOSSO CULTO EUCRÍSTICO: DOMINGO ÀS 9:00h.




22. O que é a Eucaristia?


A Eucaristia é o sacramento ordenado por Cristo para ser memorial contínuo da sua vida, morte e ressurreição até a sua vinda em glória.


23. Por que se diz que a Eucaristia é um memorial?

Porque memorial é a celebração em que se torna efetivo, no tempo presente, um acontecimento do passado.


24. Por que se diz que a Eucaristia é um sacrifício?

Porque é o sacrifício de louvor e ação de graças da Igreja. Por ele, Cristo nos une à única e perfeita oferta que ele fez de si mesmo e nos torna participantes dos seus benefícios.


25. Quais outros nomes é conhecida a Eucaristia?

A Eucaristia é também chamada Santa Comunhão, Ceia do Senhor, Partir do Pão, Missa, Santa Ceia.


26. Qual é o sinal externo e visível da Eucaristia?

O sinal externo da Eucaristia é o pão e o vinho, dados e recebidos segundo o mandamento de Jesus.


27. Qual é a graça interna e espiritual dada na Eucaristia?

É o Corpo e o Sangue de Cristo, dados por ele, para serem recebidos pelos fiéis.


28. Qual é a graça interna e espiritual dada na Eucaristia?

Receber o corpo e sangue de Cristo significa alimentar-se espiritual e sacramentalmente do próprio Cristo, que foi crucificado, ressuscitou e agora vive para todo o sempre.


29. Que benefícios recebemos na Eucaristia?

Na Eucaristia recebemos o penhor da nossa salvação, o fortalecimento da nossa união com Cristo e com os nossos irmãos e a antecipação da ceia celestial.


30. Que se exige de nós quando participamos da Eucaristia?

Que examinemos as nossas vidas; nos arrependamos dos nossos pecados com a intenção de os reparar na medida do possível e de não tornar a cometê-los; e estejamos em caridade com o próximo.


31. Não sou dessa igreja. Posso tomar comunhão?

Sim, todos os cristãos batizados são convidados a comungar conosco.


32. Por que as pessoas procuram a Igreja Anglicana para casar?

Muitas pessoas procuram a igreja por que consideram bonito e importante “casar na igreja” e ter a benção de Deus, mesmo que não tenham uma vida cristã muito ativa. Tradição, costume, evento social, desejo de agradar os pais, tudo isso caracteriza um pouco este tipo de pensamento. Outras pessoas procuram a Igreja Anglicana porque sua própria igreja não realiza casamentos fora de um templo, ou, então, por que um dos noivos é divorciado. A Igreja Anglicana não faz discriminação de pessoas. Todas as pessoas são bem acolhidas, independentemente de sua história de vida. Ninguém é obrigado a se tornar membro da igreja para poder casar. As exigências legais da igreja não são feitas para excluir as pessoas, mas, ao contrário, são estabelecidas para integrá-las à família da igreja, a uma comunidade de fé. Temos um carinho especial pelas pessoas que experimentaram a dor de um casamento desfeito. Assim como Deus nos perdoa e nos oferece novas chances de refazer a vida, numa nova perspectiva, acreditamos que também a Igreja deva conceder, mediante apoio e aconselhamento pastoral cristão, uma nova oportunidade de vida conjugal, com a bênção de Deus. No entanto, é imprescindível que a situação legal dos divorciados já esteja juridicamente resolvida (transitada em julgado).



33. Qual é a visão teológico-pastoral da Igreja Anglicana sobre o Matrimônio?

Deus estabeleceu na Criação o vínculo e o pacto matrimonial, e nosso Senhor Jesus Cristo honrou esta forma de vida com sua presença e seu primeiro milagre nas Bodas de Caná da Galiléia. O Matrimônio significa para nós o mistério da união entre Cristo e sua Igreja, e as Escrituras Sagradas recomendam que o casamento seja honrado entre todas as pessoas é da vontade de Deus que a união de esposo e esposa no coração, no corpo e na mente seja para edificação mútua; para ajuda e consolo de ambos, tanto na alegria como na adversidade; e, quando Deus assim
o permitir, para procriação dos filhos e sua educação no conhecimento e amor do Senhor. Portanto, o casamento não deve ser realizado de maneira irrefletida ou superficial, porém, com reverência e de acordo com os propósitos para os quais Deus o instituiu.

Com esta publicação, irmãos e irmãs, terminamos de perguntas sobre o anglicanismo. Esperamos tenha servido para um maior conhecimento da nossa Igreja. Em breve iniciaremos outra série de assuntos visando a um bom esclarecimento sobre a missão anglicana. Deus abençoe a todos.