quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BISPO DIOCESANO ENVIA CARTA PARA OS ANGLICANOS DE ILHÉUS


NOSSO ENDEREÇO: AV. LOTUS 570 (NO FINAL DA AV.) NELSON COSTA - ILHÉUS


NOSSO CULTO EUCARÍSTICO: DOMINGO ÀS 9:00h




Caros irmãos Nildemar, Adauto e todo o nosso grupo da Santíssima Trindade,

Paz e Alegria no Senhor!

Foi muito bom ter recebido a carta de Nildemar hoje, com boas notícias de vocês. Eu já estava em falta, pois havia prometido escrever-lhes na volta.

Primeiro para agradecer a acolhida, a delicadeza e fidalguia de vocês ao receberem Madalena e a mim. Foram para nós dias muito agradáveis e de muita esperança. Particularmente a Adauto e Joilda, que nos acolheram em casa, um muito grato muito carregado de gratidão mesmo. Para mim, sempre me encanta o fato de que entre irmãos de fé abrimos a casa e nos sentimos simplesmente irmãos e irmãs. Costumo dizer que a Igreja tem de ser uma imensa rede de casas, como vemos nos Atos dos Apóstolos e nas Epístolas. De nossa parte, de Madalena e de mim, temos buscado resgatar um dos elementos típicos da tradição antiga da Igreja, quando a casa do Bispo era o lugar de abrigo de peregrinos e até de perseguidos. Temos isto como parte de nosso ministério. receber irmãos e irmãs da Igreja quando passam pelo Recife.

Ficamos muito felizes com a visita e o encontro com vocês. Sentimos seu entusiasmo e a alegre disposição para conhecer a Igreja e se apaixonar sempre mais por ela. Espero que estejam estudando e conversando para conhecer cada vez mais o Anglicanismo.

Como estamos começando com pouca gente e um grupo bem compacto, temos a chance de criar uma Igreja em conjunto, padres (no futuro preferiria vê-los chamados de "reverendos" que é o termo característico no Brasil para nossos clérigos, e nos distingue tanto dos protestantes, ordinariamente "pastores", como dos católicos romanos, "padres") e leigos/leigas. Sempre é conveniente, desde o começo firmar nossa identidade própria. Até ajuda o povo que nos chega a perceber mais claramente do que se trata.

Agora vocês todos e todas são membros da Igreja, "membros confirmados" e plenos. Sei que continuarão em estreita relação com a Paróquia de Salvador, sempre em comunhão com nossos reverendos de lá. Os dois, Adauto e Nildemar, devem funcionar com a autorização de guiar o grupo na qualidade de fato de "ministros pastorais auxiliares", uma vez que não têm ainda suas ordens reconhecidas. Podem liderar o grupo e presidir as orações, naturalmente com o máximo de participação leiga, e distribuir a santa comunhão já consagrada pelos reverendos quando vão aí periodicamente.
Gostei de saber que estão levando adiante a relação com a tribo. Aí penso que temos uma esperança de dar um bonito sinal, ajudar a fazer nascer uma Igreja autenticamente aborígene, com suas tradições e rituais próprios. Que encanto! Fico com pena de já não ser o bispo daqui a um ano, pois gostaria de acompanhar de perto esse processo... mas Deus o estará seguindo de muito perto de Seu coração...

Para o prosseguimento do processo de reconhecimento de ordens, Adauto e Nildemar deverão fazer alguns passos: escrever a autobiografia já pedida por mim; dispor-se a uma viagem ao Recife para se apresentar na Comissão de Ministérios (esta se interessa mais pelos aspectos pastorais e pessoais) -- isto poderia ser no próximo ano; o que devem fazer imediatamente é seguir os estudos em Anglicanismo com a orientação do Seminário. Seria importante escrever ao SAET (Seminário) para adquirir as devidas informações e ver como entrarão no ritmo dos estudos complementares o mais cedo que puderem.

Acho muito boa a ideia de ter uma vez por semana o encontro de oração e estudo. Creio que devem privilegiar Bíblia e Anglicanismo.

Por ora, é só.

Mandamos a vocês um forte abraço fraterno com o desejo de que se mantenham animados e animadas na caminhada.

Com afeto em Cristo,

Dom Revmo. Bispo Sebastião A. Gameleira Soares
BISPO DIOCESANO