sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ANGLICANISMO: PERGUNTAS FREQUENTES. PARTE 3





Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Mateus 28:19

O nosso Culto Eucarístico é realizado aos Domingos, às 9:00h. O nosso endereço é Av. Lotus (lá no final da avenida), 570, Nelson Costa - Ilhéus.


15. São considerados válidos outros batismos?

A Igreja Anglicana reconhece como válido qualquer batismo realizado com água, administrado em nome da Santíssima Trindade. Não praticamos o re-batismo. Em caso de dúvida, a liturgia anglicana do batismo possui uma fórmula para o chamado "batismo condicional".


16. Se o Batismo é uma decisão pessoal, por que batizar crianças? Para que servem os padrinhos?

A Igreja Anglicana batiza pessoas de qualquer idade, desde que não tenham sido ainda batizadas em alguma igreja cristã. A Igreja Anglicana pratica o batismo infantil, como já fazia a Igreja primitiva, embora os primeiros convertidos ao Cristianismo fossem, em sua maioria, adultos. Qualquer criança pode ser batizada, independentemente da situação matrimonial de seus pais ou padrinhos. Quando amamos alguém, queremos que ele participe da nossa alegria e felicidade. Mesmo que até não entendam bem no começo. Assim foi o que ocorreu com a Igreja. Do Batismo de adultos, inicialmente o único, passou-se a batizar os bebês, assumindo, em nome deles, os votos de fidelidade a Jesus Cristo. Mesmo antes do Batismo de crianças, já existia a figura do padrinho ou “fiador”, que acompanhava o processo de preparação para o batismo, chamado de catecumenato. A comunidade
sempre teve um papel importante de apoio e fortalecimento do batizando. Isto também vale para os dias de hoje.


17. Quais são as exigências para entrar na família de Deus, a Igreja, e quais as vantagens?

É preciso crer no amor salvador de Deus em Jesus e aceitar viver conforme a vontade de Deus. Devemos renunciar a tudo o que nos afasta de Deus, de nossos irmãos e irmãs e de sua Criação. É necessário estar disposto a seguir o caminho da cruz, de despojamento e de serviço. No Batismo, tornamo-nos discípulos (aprendizes) de Jesus, dispondo-nos a viver com ele numa vida de total entrega e obediência ao Pai, guiados pelo Espírito Santo. Feitos filhos e filhas de Deus, vivemos numa grande família de fraternidade, comunhão e testemunho. Compartilhamos de uma vida ressurreta e gloriosa. Qualquer pessoa batizada pode participar da Santa Eucaristia e receber regularmente os elementos da santa comunhão, se para isso se julgar digna diante de Deus.


18. Quando acontece o Batismo?

O Batismo deve ser preferencialmente celebrado aos domingos, na Santa Eucaristia, celebração principal da comunidade, com a participação da comunidade paroquial, num sinal do compromisso de toda a igreja com a pessoa que se agrega à família do Senhor.


19. Como é feita a preparação?
 
Antes do batismo, pais e padrinhos (ou o batizando, se jovem ou adulto) terão encontros pastorais de preparação com o ministro.


20. Qual é o papel dos padrinhos?

Na Igreja primitiva, a vida cristã era muito difícil e incerta. Havia a possibilidade da criança batizada ficar aos cuidados de uma família pagã. Seguindo o antigo costume, a Igreja Anglicana incentiva e adota a tradição de adotar padrinhos ou fiadores. Mais do que testemunhas do batismo, os padrinhos são co-participantes na formação cristã de seus afilhados. Os deveres e compromissos dos padrinhos são grandes e importantes e os torna responsáveis pela vida espiritual daqueles que apresentaram à Igreja para receber o santo batismo. Por isso, a Igreja Anglicana exige que os padrinhos também sejam batizados e recebam boa instrução sobre seus deveres e responsabilidades, e expressem a vontade de cumpri-los fielmente. A liturgia batismal da Igreja Anglicana afirma o seguinte (Livro de Oração Comum, pág. 163): "quando se tratar de crianças, isto é feito na intenção de que receberão dos pais, padrinhos e comunidade, oportunamente, a necessária orientação, serão encorajados a uma vivência cristã, até que tenham a maturidade suficiente e assim possam reafirmar seus votos de fidelidade a Cristo Jesus que, por elas, fizeram seus padrinhos".


21. O Batismo tem algo a ver com a Páscoa?

Sim. A linguagem usada no rito do Santo Batismo é muito rica em contrastes: vida / morte, luz / trevas, pecado / salvação, renúncia / aceitação, etc. A ligação com a Páscoa (Ressurreição) ocorre porque os cristãos crêem que no Batismo participamos com Cristo em sua morte e por sua ressurreição recebemos a graça de uma nova vida. Deixamos a solidão do pecado e passamos a fazer parte da família dos filhos e filhas de Deus.