quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ANGLICANISMO: PERGUNTAS FREQUENTES. PARTE 2


Tu és meu Deus, eu te agradeço. Meu Deus, eu te exalto!
(Salmo 118 117;28)


Amados irmãos, amadas irmãs, esta é a segunda parte da série de perguntas sobre o anglicanismo. 

Lembramos o endereço do nosso Ponto Missionário da Santísima Trindade que está na: Av. Lótus, 570 (lá no fim da avenida) Nelson Costa - Ilhéus.


O nosso culto eucarístico é celebrado aos domingos às 9:00h. Todos são amados e acolhidos por Nosso Salvador Jesus Cristo.



Vamos às perguntas e mergulhemos mais profundamente no anglicanismo: 

8. A música é importante para vocês?

Música é oração. É uma das formas através das quais oferecemos louvor a Deus. Algumas de nossas paróquias possuem corais conhecidos no meio religioso. Além disso, possuímos um hinário com composições tanto da Igreja indivisa quanto do protestantismo, bem como cancioneiros contemporâneos.

9. É verdade que anglicanos são geralmente pessoas ricas?

Há paróquias compostas por pessoas de classe média e classe alta. Entretanto, várias de nossas paróquias estão localizadas em áreas pobres e trabalhadoras. Há muita diversidade em nossa igreja. 

10. O que vocês querem dizer com diversidade? 

Nossa comunidade é composta por diferentes tipos de pessoas. Somos ricos e pobres; brancos, negros, índios e mestiços; estudantes e idosos; solteiros e casados; de diferentes orientações sexuais. Somos unidos pelo amor de Cristo e pela mensagem do Evangelho. 

11. As mulheres podem participar da liturgia anglicana? 

Sim. Florence Li Tim Oi, da Igreja de Hong Kong, foi à primeira mulher ordenada ao sacerdócio, em 1944. Em 1989, Barbara Harris foi a primeira mulher sagrada bispa, nos Estados Unidos, ocupando o cargo de bispa sufragânea de Massachussets até sua aposentadoria. Meses depois, Penny Jamieson foi sagrada na Nova Zelândia, tornando-se a primeira bispa diocesana (Diocese de Dunedin). Desde 1984, nossa província tem ordenado mulheres para a vida eclesiástica. Nenhuma chegou ao episcopado ainda, embora não haja impedimentos nos nossos cânones para tal. 

12. E sobre homossexuais? 

Nossa igreja convida a todos para sua vida eclesial. Como povo de Deus, enraizado no mistério da encarnação do Altíssimo como ser humano, entendemos que todos são feitos à imagem e semelhança dEle e são fruto de sua criação.

Uma série de documentos e estudos teológicos foram elaborados no âmbito da província. De acordo com o primeiro documento oficial elaborado pela câmara dos bispos da IEAB, em 1997, afirma-se que a sexualidade é um dom de Deus e que as relações sexuais, exercidas no contexto do amor e do respeito mútuo, não só devem ser aceitas, mas também consideradas como coisas boas que Deus criou. A promiscuidade sexual, contudo, deve ser combatida por ser contrária ao ensino das Escrituras.

A Igreja deve receber com amor pessoas de qualquer raça, cultura, classe social ou orientação sexual. Como cristãos, somos portadores da promessa do Espírito Santo, que nos conduz à Palavra feita carne, que acolhe os oprimidos, abandonados, incompreendidos e marginalizados. 

13. O que são sacramentos para a Igreja Anglicana? 

A Igreja nos ensina que os sacramentos são meios de graça, ou seja, são formas através das quais o amor salvador de Deus chega até nós. Aprendemos no antigo catecismo da IEAB a definição de sacramento: "sacramento é um sinal externo visível de uma graça interna espiritual".

Isto pressupõe que um sacramento é dividido em duas partes. A primeira vem da primeira metade da definição acima. Um sinal é algo que aponta para algo que é maior que ele próprio. Por exemplo, uma placa, num poste, com a palavra escola aponta para algo maior que a própria placa. A placa não é a escola, apenas indica que há uma escola nas proximidades.

Continuemos, então. Externo é algo que está fora de nós ou de nosso corpo. Por exemplo, existem remédios de uso interno, como xaropes e comprimidos e há remédios de uso externo, como pomadas e loções. Finalmente, visível é algo que podemos enxergar. Desse modo, a primeira parte da definição de sacramento é caracterizada pelo uso de gestos e elementos concretos que sentimos e enxergamos e que apontam para uma realidade maior.

A segunda parte do sacramento, às vezes, é mais difícil de ser percebida. Ela acontece dentro de nós sem que possamos medir sua intensidade. Por isso, é interna. Nós não a vemos, mas ela acontece de modo maravilhoso. Por isso, é espiritual. E isso tudo não acontece porque nós queremos ou fazemos alguma coisa. É um presente, um dom de Deus, uma graça (“charis”) oferecida. Existem dois sacramentos ordenados por Cristo: Batismo e Ceia do Senhor e outros sacramentos menores, não ordenados diretamente por Jesus, mas reconhecidos pela igreja como tendo caráter sacramental: a Confirmação, a Penitência, as Ordens Ministeriais, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos. 

14. Como é o batismo na Igreja Anglicana? 

A Igreja é a família de Deus e, como acontece na família terrena, os pais cuidam de seus filhos e filhas até que estes adquiram a maturidade para assumir suas próprias responsabilidades. A filiação à Igreja de Jesus Cristo se dá através do Batismo, que é o sacramento da iniciação cristã, o ato de ingresso na comunidade eclesial.

Lemos no Livro de Oração Comum, na página 162, o seguinte: "O Santo Batismo é o Sacramento da Iniciação Cristã, pelo qual, através da água e do Espírito Santo, o batizando nasce para uma vida nova e é enxertado no Corpo de Cristo, a Igreja. O Batismo é o ingresso na família da fé."

A palavra BATISMO ou BATIZAR vem da língua em que foi escrito o Novo Testamento, o grego. Significa imergir, mergulhar.

Com o passar do tempo adquiriu também um sentido de lavar-se, banhar-se, purificar-se. O sinal externo do batismo é o derramamento da água ou imersão em nome da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e a graça interna e espiritual é a nova vida ou a morte para o pecado e a ressurreição do mortos. O batismo é o renascimento para a vida eterna, que começa na vida terrena.

Num rito em que vemos tudo o que acontece, recebemos um "presente" que não podemos enxergar. O invisível no Batismo é a graça da presença de Deus em nossa vida por seu Espírito Santo. No Batismo morremos para o pecado e nascemos para uma nova vida plena da presença de Deus.

Qualquer pessoa que tenha participado de uma celebração do Santo Batismo deve ter percebido o uso de elementos visíveis que tentam traduzir o profundo simbolizo da iniciação cristã marcada por esse sacramento. A água, o óleo e a vela (círio) são os sinais externos visíveis. A água simboliza a morte para o pecado e o ressurgir para uma nova vida. O óleo simboliza a unção (escolha) do Espírito Santo que nos consagra para essa nova vida e a regeneração recebida no batismo. Por fim, a vela batismal simboliza a luz do Cristo ressurreto e vitorioso que nos ilumina nos caminhos da vida. O sacramento do Batismo é único, só acontece uma vez.

* Fonte: http://www.dm.ieab.org.br/