sexta-feira, 15 de junho de 2012

XXVIII Concílio da Diocese Anglicana do Recife

Por Revdo. Félix Batista Filho


O XXVIII Concílio da Diocese Anglicana do Recife foi realizado de 08 a 10 de julho, na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Recife, em clima de oração, fraternidade, cordialidade e muita vontade de construir, em bases sólidas, o trabalho missionário e de crescimento da Igreja na região Nordeste. Sob a presidência do bispo diocesano, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, o Concílio contou também com a presença do bispo primaz, Dom Maurício Andrade.

Tendo como tema “Desafios da Missão: diálogo, unidade e propósitos”, o concílio contou com delegados das paróquias e comunidades da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na carta pastoral, Dom Sebastião Armando destacou o significado especial deste Concílio, que teve como objetivo projetar a Igreja para o futuro. “Ao projetar para o futuro, temos, necessariamente, de refletir e decidir sobre como faremos para fortalecer a institucionalidade diocesana”, afirmou.

Dom Sebastião, na sua carta pastoral lida no início dos trabalhos conciliares, lembrou que “para que haja Igreja Anglicana, é preciso que vivamos a “Comunhão Anglicana”, a saber, é preciso que a realidade concreta e organizacional da Igreja nos permita vivenciar o mistério mais profundo de uma relação espiritual que nos faça participar da eterna comunhão que constitui o próprio Deus. É preciso viver a Igreja como ícone da Trindade, não se trata apenas de unidade organizacional, mas de comunhão teologal”.

Ainda na carta pastoral, o bispo diocesano ressaltou o propósito de torna-nos uma Igreja viva, imbuída da santidade de Deus. “O foco dos propósitos da Igreja não pode ser ela mesma, nem muito menos a simples promoção da religião. O foco da vida da Igreja é ser agente do Reino de Deus em vista da transformação do mundo. Imbuídos da mística do Evangelho de Jesus, fortalecidos pelo diálogo fraterno e a convivência comunitária, disponhamos-nos, então, cada vez mais, a dedicar nossas vidas a tornar este mundo mais parecido com os sonhos de Deus”, proclamou Dom Sebastião.

O XVIII Concílio de a DAR, que aconteceu na Catedral da Santíssima Trindade, começou na sexta, dia 08 de junho, com uma Oração vespertina, preparada pela Paróquia do Bom Pastor, de Salvador, Bahia. Em seguida, foi realizada uma reunião com o clero e o bispo primaz Dom Maurício Andrade.

No sábado, 09 de junho, a Oração Matutina foi conduzida pela Comunidade Jesus de Nazaré, de Olinda, Pernambuco, dando início aos trabalhos do Concílio com a palavra do bispo diocesano Dom Sebastião Armando. Ainda pela manhã ocorreu a apresentação das atividades e trabalhos pastorais das diversas comunidades da DAR.

Após o almoço, os delegados participaram da eleição e homologação das diversas Comissões Diocesanas, entre elas o Conselho Diocesano, que ficou formado, após eleição, com os reverendos João Câncio Peixoto, Félix Batista Filho e Ariel Montero, além da representação leiga de Clênia Fonseca, Eduardo Henrique e Sávio Carvalho. Também eleita a comissão de Direito Canônico, formada pela Dra. Roberta Araújo, Dr. Josiel Crispim e pelo Reverendo Bruno Almeida. E a Junta de Capelães, formada com os Reverendos Félix Batista Filho, Teobaldo Barbosa e Francisco Sales.

No final da tarde, os participantes do Concílio foram divididos em grupo, por estado presente, para apresentação de propostas concretas para a Diocese Anglicana do Recife. No domingo pela manhã, 10 de junho, uma Celebração Eucarística na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, com a presença do bispo primaz, Dom Maurício Andrade e presidida pelo diocesano, Dom Sebastião Armando, marcou o encerramento do XVIII Concílio da DAR.

* Fonte: DAR - Diocese Anglicana do Recife