segunda-feira, 18 de junho de 2012

PONTO MISSIONÁRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE PRESENTE NO CONCÍLIO DIOCESANO



 Os Revs. Adauto Emídio dos Santos e Nildemar Andrade Santos, representando os Anglicanos do Ponto Missionário da Santíssima Trindade, participaram, como observadores, do XXVIII Concilio Diocesano da Diocese Anglicana de Recife - IEAB.

A experiência foi muito gratificante e marcante, os dois foram muito bem acolhidos pelos irmãos de Recife e de toda a Diocese. Um agradecimento especial ao casal Crispim e Ilca que hospedaram nossos representantes, foi uma convivência muito boa e que criou laços de amizade e fraternidade.

A impressão que tiveram do Clero foi muito positiva, todos empenhados e comprometidos com o anúncio do Evangelho, de acordo com o pedido de Jesus: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a todos os povos. Um outro aspecto muito positivo é o compromisso com o desenvolvimento da Diocese que está passando por um período de mudanças, para melhor evangelizar o povo de Deus. A convivência com as reverendas foi um elemento inovador, principalmente em relação ao sacerdócio; nossos representantes, oriundos da Igreja Católica Romana e com uma formação na qual, no sacerdócio, não há lugar para as mulheres, puderam dialogar com as reverendas anglicanas, elas apresentaram uma face bem materna e carinhosa da Igreja.

A participação dos leigos é, verdadeiramente, muito ativa. Eles são essenciais para a Igreja cumprir a sua missão. Os leigos e as leigas demonstram muita felicidade por participarem da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; demonstraram fidelidade ao Senhor e compromisso com a Diocese no seu projeto de Evangelização.

A igreja Anglicana é acolhedora e inclusiva, preocupada com o ser humano em todas as suas dimensões. É uma Igreja que respeita a realidade de cada comunidade, por isso a sua liturgia é aberta à realidade local. Neste sentido, o que mais despertou a curiosidade dos nossos representantes foi Rito Litúrgico de Caaporã. De acordo com a REVERENDA ELIANE, RESPONSÁVEL PELA PARÓQUIA, A LITURGIA É TODA NO ESTILO DA LITERATURA DE CORDEL. Como  o nordeste valoriza muito cordel, eis uma realidade de uma liturgia verdadeiramente inculturada.

A conversa  com o Bispo Diocesano, D. Sebastião, foi muito rica; foi-lhe dito que os Anglicanos de Ilhéus têm convicção de que querem entrar e permanecer na Igreja. querem atender ao convite de Jesus: VINDE E VEDE. Assim como os discípulos foram e permaneceram com Jesus, Ilhéus quer ser recebido e permanecer na comunhão anglicana.