terça-feira, 29 de maio de 2012

Dom Sebastião Armando ordena Rose Cunha e institui dois novos ministros pastorais

A Diocese Anglicana do Recife (DAR) viveu um momento especial no sábado, 12 de maio, com a ordenação ao presbiterado de Rose Cunha e instituição dos ministros pastorais Eduardo Henrique Alves da Silva e Elinaldo Rosendo de Almeida. A celebração, presidida pelo bispo diocesano Dom Sebastião Armando, aconteceu na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade com a presença de clérigos e leigos. A nova presbítera Rose Cunha e os dois ministros pastorais instituídos fazem parte da equipe pastoral do Ponto Missionário Jesus de Nazaré, em Olinda, Pernambuco.

Participaram da cerimônia, além do bispo diocesano, o Deão da Catedral, Revdo. Sérgio Andrade, o reitor do SAET e mestre de cerimônia, Revdo. João Peixoto, além dos reverendos Félix Batista Filho, Francisco Sales, Ariel Montero, Teobaldo Barbosa, Elias Leôncio e Edson Pimentel. Participação também de familiares, amigos, colegas de trabalho e de membros do Ponto Missionário Jesus de Nazaré.

A reverenda Rose Cunha nasceu no Recife, em 1962, e desde 1998 é membro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. É graduada em Licenciatura Plena em História pela UFRPE e pós-graduada em Teologia Pastoral Anglicana pelo SAET. Professora atuante na área de humanas e suas tecnologias (Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular). Foi instituída ministra pastoral em 2006 pelo bispo Dom Filadelfo Oliveira. Fez parte do Conselho Diocesano e auxiliou no Ponto Missionário da Liberdade, em Jaboatão dos Guararapes. Foi ordenada diácona pelo bispo Dom Sebastião, em 2010. Atualmente faz parte da Comissão Diocesana de Intercessão, da equipe pastoral da saúde – ministério da consolação de apoio às pessoas enfermas e famílias enlutadas – e da equipe pastoral da Comunidade Jesus de Nazaré, em Jardim Atlântico, Olinda.

O ministro pastoral Eduardo Henrique, que nasceu no Recife em 1971, é graduado em Licenciatura Plena em História pela UFRPE. Participou da Pastoral Universitária na Igreja Católica Romana e conheceu o anglicanismo em espaços ecumênicos. Foi recebido em 1998. É poeta e calígrafo e atualmente faz parte da Comunidade Jesus de Nazaré. É casado com Carla Viviane.

O ministro pastoral Elinaldo Rosendo de Almeida também nasceu no Recife, em 1966. É graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFIRE, bacharel em Teologia pela Escola Teológica de São Bento, em Olinda, e Pós-graduado em Filosofia pela UFPE e em História das Artes e das Religiões. É professor de filosofia na rede estadual de educação. Na Igreja Romana participou de várias pastorais e do grupo de espiritualidade e vivência pastoral dos Padres Operários. Ingressou na Igreja Anglicana em 2009, passando a integrar a Comunidade Jesus de Nazaré, onde participa da pastoral da saúde e visitação aos enfermos. Casado com Ângela Revoredo, é postulante na Congregação dos Oblatos Anglicanos de São Bento.