domingo, 24 de junho de 2012

Capela da Virgem Maria celebra a sua padroeira

Capela da Virgem Maria celebra a sua padroeira

Por Revdo. Rodson Nascimento


A Capela Anglicana da Virgem Maria, em Natal, Rio Grande do Norte, realizou a festa de sua padroeira, no dia 31 de maio, com procissão pelas ruas do bairro. A Procissão é um cortejo religioso realizado em marcha solene normalmente pelas ruas de uma cidade e carregando imagens e entoando rezas ou cânticos. No catolicismo (católico, ortodoxo ou anglicano), normalmente acontecem em devoção a um santo (ou santos) ou à Santíssima Trindade, onde se faz transportar as imagens de Jesus Cristo, de Virgem Maria ou de santos pelas ruas da localidade em festa. As procissões podem possuir um significado profundo para os fiéis e simboliza a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à casa do Pai: a Nova Jerusalém, a Sião definitiva. Para nós seguir uma procissão é seguir Jesus que também andou em procissão rumo ao calvário onde teria conquistado a salvação de toda a humanidade.


Na Bíblia no Antigo Testamento são relatadas diversas procissões. (Josué 3,5-6, Números 10, 33-34, Josué 6,4, Josué 3,14-16, Êxodo 25, 18-21, Josué 4, 4-5, Josué 4,15-18) Para a maioria dos irmãos protestantes, a procissão estaria irremediavelmente ligada ao paganismo e a idolatria.

É por isso que mesmo entre os anglicanos preferem o uso do termo “processional e recessional”, por exemplo. Acontecem que as “procissões” bíblicas descritas no livro de Josué, Números e Êxodo, são referentes as viagens feitas carregando a Arca do Concerto, e as procissões feitas pela igreja católica utilizam imagens de escultura sobre pedestais enfeitadas com flores e velas. Estariam elas contrariando o segundo mandamento de Deus que pode ser lido em Êxodo 20:4: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”? Claro que não!

A Bíblia descreve um tipo de procissão diferente das procissões católicas romanas, pois no Antigo Testamento as imagens e esculturas são dos ídolos pagãos adorados naquela época,sendo que para a fé católica as imagens não passam de uma estátua e os santos não são deuses, mas modelos e exemplos de como devemos amar e seguir a Cristo.

E qual dos santos poderia se equipará a sua Santa e bendita Mãe de Deus e da Igreja?! Por tudo isso foi uma enorme alegria podermos realizar nossa primeira procissão mariana. Ao ritmo da banda marcial, na cadência dos cânticos populares e no compasso das preces pela paz e segurança das famílias sentimos que conosco ela, os anjos e nosso salvador também caminhava… Salve Maria!