segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Terça-feira depois do 3º Domingo na Quaresma


Salmo 39; Ezequiel 17:1-10; Romanos 2:12-26
Salmos Litúrgicos 
Livro 1
Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 39 Dixi, Custodiam
DISSE eu: Terei cuidado com meus caminhos, para não pecar com a minha língua; * guardarei minha boca enquanto estiver na presença de quem pratica a maldade.
2 Fiquei calado; guardei silêncio, mesmo acerca do bem; * minha mágoa, contudo, se agravou.
3 Dentro de mim se abrasou meu coração; em meu fervor ateou-se a chama; * então disse eu com a minha língua:

4 Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim, e qual seja a extensão de meus dias; * para que eu sinta quanto sou frágil.
5 Eis que fizeste meus dias como um palmo e minha existência é nada diante de ti; * na verdade, toda pessoa, por mais firme que esteja, é apenas um sopro.
6 Certamente que a pessoa anda como uma aparência; * por certo que em vão se inquieta, acumula haveres, mas não sabe quem os desfrutará.
7 Agora, pois, SENHOR, que espero eu? * A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; * não me faças zombaria do insensato.
9 Emudeci; não proferi palavra alguma; * porquanto tu o fizeste.
10 Afasta de sobre mim teu castigo; * estou desfalecido pelo açoite de tua mão.
11 Ao repreenderes e punires alguém por sua maldade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; * assim toda pessoa é um sopro.
12 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e escuta meu clamor; não fiques insensível ao meu pranto; * porque sou como pessoa peregrina e forasteira como as gerações que me antecederam.
13 Poupa-me, até que eu tome alento, * antes que eu passe além e não me vejam mais.

Ezequiel 17:1-10
1. A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2. Filho do homem, propõe um enigma, apresenta uma parábola à casa de Israel.
3. Dize-lhe: eis o que diz o Senhor Javé: A grande águia de grandes asas, de larga envergadura, toda coberta de plumagem malhada, veio do Líbano. E tirou a copa de um cedro,
4. arrancou o mais alto de seus ramos, levou-o ao país dos mercadores e o depôs na cidade do negócio,
5. depois tomou um tronco de árvore da terra, e colocou-o num terreno preparado; à beira de águas copiosas plantou-o, como um salgueiro.
6. Ele germinou e transformou-se em vide frondosa, ainda que pouco elevada, e voltou suas ramagens para a águia, com suas raízes debaixo dela. Ela se tornou um ramo da vinha, produziu hastes, e lançou ramos.
7. Havia outra grande águia, de grandes asas, com abundante plumagem; e eis que para ela essa vinha voltou suas raízes, e lançou seus braços para ela, do horto onde estava plantada, a fim de que a regasse.
8. Era num solo excelente, à margem de ondas copiosas, que esta cepa estava plantada, de maneira a lançar ramos e produzir frutos, e tornar-se uma esplêndida vinha.
9. Dize, pois: eis o que diz o Senhor Javé: esta vinha irá prosperar? A primeira águia não arrancará suas raízes? Não abaterá o seu fruto para que ela seque, de sorte que murche toda a folhagem que ela estendeu? Sem esforço e sem ajuda da multidão será arrancada.
10. Eis que ela está plantada: será que crescerá? Tocada pelo vento do oriente, não secará ela de todo? Não secará no horto onde está plantada?
Romanos 2:12-26
12. Todos os que sem a lei pecaram, sem aplicação da lei perecerão; e quantos pecaram sob o regime da lei, pela lei serão julgados.
13. Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que praticam a lei.
14. Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei;
15. eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente.
16. Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo.
17. Mas tu, que és chamado judeu, e te apóias na lei, e te glorias de teu Deus;
18. tu, que conheces a sua vontade, e instruído pela lei sabes aquilatar a diferença das coisas;
19. tu, que te ufanas de ser guia dos cegos, luzeiro dos que estão em trevas,
20. doutor dos ignorantes, mestre dos simples, porque encontras na lei a regra da ciência e da verdade;
21. tu, que ensinas aos outros… não te ensinas a ti mesmo! Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas!
22. Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras! Tu, que abominas os ídolos, pilhas os seus templos!
23. Tu, que te glorias da lei, desonras a Deus pela transgressão da lei!
24. Porque assim fala a Escritura: “Por vossa causa o nome de Deus é blasfemado entre os pagãos (Is 52,5).
25. A circuncisão, em verdade, é proveitosa se guardares a lei. Mas, se fores transgressor da lei, serás, com tua circuncisão, um mero incircunciso.
26. Se, portanto, o incircunciso observa os preceitos da lei, não será ele considerado como circunciso, apesar de sua incircuncisão?