quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Proposta de uma Santa Quaresma para IEAB

ENTENDENDO A PROPOSTA DO JEJUM PELA NATUREZA

São 40 dias de atividades individuais e coletivas com foco na proteção ambiental e na redução de emissões de carbono.  O objetivo é ampliar a conscientização da importância do cuidado ambiental e recolher experiências diocesanas que possam ser compartilhadas posteriormente em toda a Província.  É um desafio para assumir metas de redução de emissões de carbono e assim cuidar a natureza e evitar maiores prejuízos na criação de Deus. O programa pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. É de suma importância o papel dos Párocos e das lideranças da comunidade em motivar esta prática.
Esta iniciativa nasce do compromisso das Províncias com o Eixo ambiental, discutido no Encontro dos Primazes de 2016. No Brasil, este compromisso ecológico coincide com o inicio da Campanha da Fraternidade que este ano trata do saneamento básico em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
A expansão de saneamento básico representa uma diminuição enorme da poluição ambiental e contribui significativamente na redução das emissões de carbono.
O que é pegada de carbono? E por que as emissões de carbono influenciam a mudança climática?


Todas as pessoas, através das suas diversas atividades quotidianas, de alguma forma influenciam o meio ambiente. As atividades humanas produzem dióxido de carbono que, liberado para a atmosfera, modifica o clima ao produzir o efeito estufa, pois tais gases detém o calor na atmosfera produzindo o aquecimento global.


* Clique aqui e continue lendo no portal do Serviço de Notícias da IEAB