terça-feira, 1 de março de 2016

Quarta-feira depois do 3º Domingo na Quaresma


Salmo 39; Números 13:17-27; Lucas 13:18-21
Salmos Litúrgicos
Livro 1
Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 39 Dixi, Custodiam
DISSE eu: Terei cuidado com meus caminhos, para não pecar com a minha língua; * guardarei minha boca enquanto estiver na presença de quem pratica a maldade.

2 Fiquei calado; guardei silêncio, mesmo acerca do bem; * minha mágoa, contudo, se agravou.
3 Dentro de mim se abrasou meu coração; em meu fervor ateou-se a chama; * então disse eu com a minha língua:
4 Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim, e qual seja a extensão de meus dias; * para que eu sinta quanto sou frágil.
5 Eis que fizeste meus dias como um palmo e minha existência é nada diante de ti; * na verdade, toda pessoa, por mais firme que esteja, é apenas um sopro.
6 Certamente que a pessoa anda como uma aparência; * por certo que em vão se inquieta, acumula haveres, mas não sabe quem os desfrutará.
7 Agora, pois, SENHOR, que espero eu? * A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; * não me faças zombaria do insensato.
9 Emudeci; não proferi palavra alguma; * porquanto tu o fizeste.
10 Afasta de sobre mim teu castigo; * estou desfalecido pelo açoite de tua mão.
11 Ao repreenderes e punires alguém por sua maldade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; * assim toda pessoa é um sopro.
12 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e escuta meu clamor; não fiques insensível ao meu pranto; * porque sou como pessoa peregrina e forasteira como as gerações que me antecederam.
13 Poupa-me, até que eu tome alento, * antes que eu passe além e não me vejam mais.

Números 13:17-27
17. Enviando-os a explorar a terra de Canaã, Moisés disse-lhes: “Ide pelo Negeb e subi a montanha.
18. Examinai que terra é essa, e o povo que a habita, se é forte ou fraco, pequeno ou numeroso.
19. Vede como é a terra onde habita, se é boa ou má, e como são as suas cidades, se muradas ou sem muros;
20. examinai igualmente se o terreno é fértil ou estéril, e se há árvores ou não. Coragem! E trazei-nos dos frutos da terra.” Era então a época das primeiras uvas.
21. Partiram, pois, e exploraram a terra desde o deserto de Sin até Roob, no caminho de Emat.
22. Subiram ao Negeb e foram a Hebron, onde se encontravam Aquimã, Sisai e Tolmai, filhos de Enac. Hebron fora construída sete anos antes de Tânis, no Egito.
23. Chegaram ao vale de Escol, onde cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, que dois homens levaram numa vara; tomaram também consigo romãs e figos.
24. Chamou-se a esse lugar vale de Escol, por causa do cacho que nele haviam cortado os israelitas.
25. Tendo voltado os exploradores, passados quarenta dias,
26. foram ter com Moisés e Aarão e toda a assembléia dos israelitas em Cades, no deserto de Farã. Diante deles e de toda a multidão relataram a sua expedição e mostraram os frutos da terra.
27. Eis como narraram a Moisés a sua exploração: “Fomos à terra aonde nos enviaste. É verdadeiramente uma terra onde corre leite e mel, como se pode ver por esses frutos.

Lucas 13:18-21
18. Jesus dizia ainda: A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei?
19. É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos.
20. Disse ainda: A que direi que é semelhante o Reino de Deus?
21. É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada.