quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Quinta-feira próxima ao 3º Domingo da Quaresma


Salmo 63:1-8; Daniel 3:19-30; Apocalipse 2:8-11
Salmos Litúrgicos 
Livro II
Duodécimo Dia: Oração Matutina
Salmo 63:1-8 Deus, Deus meus
Ó DEUS, tu és meu Deus! Eu te busco ansiosamente! * Por ti está sequiosa minha alma; por ti almeja minha carne, numa terra árida e cansada, onde nem água existe.

2 Assim no santuário pus os olhos em ti, * mirando teu poder e tua glória!
3 Porquanto tua misericórdia vale mais que a vida; * por isso meus lábios te louvam.
4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto viver; * em teu Nome levanto minhas mãos.
5 Minha alma está saciada; * e com alegres cantos te louvam meus lábios.
6 Quando em meu leito de ti me recordo, * durante as vigílias da noite, em ti medito.
7 Porque tu tens sido o meu auxílio; * e à sombra de tuas asas me regozijo.
8 Minha alma acompanha-te de perto; * tua mão direita me ampara.

Daniel 3:19-30
19. Então a fúria de Nabucodonosor desencadeou-se contra Sidrac, Misac e Abdênago; os traços de seu rosto alteraram-se e ele elevou a voz para ordenar que se aquecesse a fornalha sete vezes mais que de costume.
20. Depois deu ordem aos soldados mais vigorosos de suas tropas para amarrar Sidrac, Misac e Abdênago, e jogá-los na fornalha ardente.
21. Esses homens foram então imediatamente amarrados com suas túnicas, vestes, mantos e suas outras roupas, e jogados na fornalha ardente.
22. Mas os homens que, por ordem urgente do rei, tinham superaquecido a fornalha e lá jogado Sidrac, Misac e Abdênago, foram mortos pelas chamas,
23. no momento em que eram precipitados na fornalha os três jovens amarrados.
24. Ora, estes passeavam dentro das chamas, louvando a Deus e bendizendo o Senhor.
25. Azarias, em pé bem no meio do fogo, fez a seguinte oração:
26. Sede bendito e louvado, Senhor, Deus de nossos pais! Que vosso nome seja glorioso pelos séculos!
27. Vós vois justo em todo o vosso proceder; vossas obras são justas, vossos caminhos são retos, vossos julgamentos são eqüitativos.
28. Exercestes um julgamento eqüitativo em tudo aquilo que nos infligistes e em tudo aquilo que infligistes à cidade santa de nossos pais, Jerusalém; foi em conseqüência de um julgamento eqüitativo que vós nos infligistes tudo isso por causa de nossos pecados.
29. Pecamos, erramos afastando-nos de vós; em tudo agimos mal.
30. Não obedecemos a vossos preceitos, não os pusemos em prática, não observamos as leis que nos destes para nossa felicidade.

Apocalipse 2:8-11
8. Ao anjo da igreja de Esmirna, escreve: Eis o que diz o Primeiro e o Último, que foi morto e retomou a vida.
9. Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza – ainda que sejas rico – e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás.
10. Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida.
11. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte.