segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Segunda-feira depois do 3º Domingo na Quaresma


Salmo 39; Jeremias 11:1-17; Romanos 2:1-11
Salmos Litúrgicos 
Livro 1
Oitavo Dia: Oração Matutina
Salmo 39 Dixi, Custodiam
DISSE eu: Terei cuidado com meus caminhos, para não pecar com a minha língua; * guardarei minha boca enquanto estiver na presença de quem pratica a maldade.
2 Fiquei calado; guardei silêncio, mesmo acerca do bem; * minha mágoa, contudo, se agravou.
3 Dentro de mim se abrasou meu coração; em meu fervor ateou-se a chama; * então disse eu com a minha língua:

4 Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim, e qual seja a extensão de meus dias; * para que eu sinta quanto sou frágil.
5 Eis que fizeste meus dias como um palmo e minha existência é nada diante de ti; * na verdade, toda pessoa, por mais firme que esteja, é apenas um sopro.
6 Certamente que a pessoa anda como uma aparência; * por certo que em vão se inquieta, acumula haveres, mas não sabe quem os desfrutará.
7 Agora, pois, SENHOR, que espero eu? * A minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; * não me faças zombaria do insensato.
9 Emudeci; não proferi palavra alguma; * porquanto tu o fizeste.
10 Afasta de sobre mim teu castigo; * estou desfalecido pelo açoite de tua mão.
11 Ao repreenderes e punires alguém por sua maldade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; * assim toda pessoa é um sopro.
12 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e escuta meu clamor; não fiques insensível ao meu pranto; * porque sou como pessoa peregrina e forasteira como as gerações que me antecederam.
13 Poupa-me, até que eu tome alento, * antes que eu passe além e não me vejam mais.

Jeremias 11:1-17
1. Eis a palavra que foi dirigida a Jeremias da parte do Senhor:
2. Ouvi o texto desta aliança e o transmiti ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém.
3. Dize-lhes: Eis o que proclama o Senhor Deus de Israel: maldito seja aquele que não obedecer às prescrições desta lei
4. que, no dia em que os tirei do Egito, daquela fornalha de ferro, eu impus a vossos pais, nestes termos: ouvi minha voz e executai minhas ordens, mediante o que sereis meu povo e eu o vosso Deus.
5. Então ratificarei o juramento que fiz a vossos pais de lhes dar uma terra onde mana leite e mel, qual hoje é a vossa. Assim seja, Senhor, respondi-lhe:
6. Em seguida, disse-me o Senhor: difunde este texto por todas as cidades de Judá e pelas ruas de Jerusalém, dizendo-lhes: ouvi as palavras desta lei e executai-a.
7. Desde o dia em que os fiz sair do Egito até hoje, adverti com instância vossos pais, falando-lhes assim: ouvi minha voz!
8. Não ouviram, porém, e nenhuma atenção prestaram, seguindo, obstinadamente, os pendores maus de seus corações. Assim, contra eles executei todas as ameaças contidas no pacto que lhes havia ordenado, mas que não observavam.
9. Disse-me em seguida o Senhor: há uma conspiração entre os habitantes de Judá e de Jerusalém;
10. volveram às iniqüidades dos antepassados que se haviam recusado a ouvir minhas palavras, indo, eles também, atrás de outros deuses a fim de cultuá-los. A casa de Israel e a casa de Judá violaram a aliança que haviam firmado com seus pais.
11. Por tal culpa, assim declara o Senhor: vou descarregar sobre eles uma calamidade, da qual não poderão escapar. E, quando gritarem por mim, eu não os escutarei.
12. Então, as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão apelar para os deuses ante os quais queimaram incenso. Esses deuses, porém, não os salvarão no momento da catástrofe,
13. porque, ó Judá, possuis tantos deuses quantas são tuas cidades; e quantas ruas tens em Jerusalém, tantos altares de infâmia ergueste para neles queimar oferendas em honra de Baal.
14. Quanto a ti, não intercedas por esse povo, nem ores por ele, nem supliques, porque ao tempo de sua desgraça, quando clamarem por mim, não os escutarei.
15. Por que cometeu minha bem-amada tanta maldade em minha casa? Porventura teus votos e as carnes imoladas apartarão de ti teus males, para que possas exultar?
16. Verdejante oliveira de belos frutos – tal o nome que te dera o Senhor. Ao estrépito, porém de imenso ruído ateou-lhe fogo, e se queimaram seus galhos.
17. O Senhor dos exércitos, que te plantara, decretou a calamidade contra ti por causa dos crimes cometidos pela casa de Israel e pela casa de Judá, causando-me revolta os sacrifícios que fizeram em honra de Baal.

Romanos 2:1-11
1. Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles.
2. Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade.
3. Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juízo de Deus?
4. Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento?
5. Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus,
6. que retribuirá a cada um segundo as suas obras:
7. a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade;
8. mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal.
9. Tribulação e angústia sobrevirão a todo aquele que pratica o mal, primeiro ao judeu e depois ao grego;
10. mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego.
11. Porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas.