segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Qual a relação da Igreja Anglicana com a política?

Concordamos com a afirmação do filósofo grego Aristóteles de que o ser humano é um animal político. Não há como escapar a essa condição pois de uma forma ou de outra participamos da sociedade, nos relacionamos com outras pessoas, tomamos decisões que interferem na vida de todos. Muito mais as instituições sociais, como as Igrejas, tem profundo papel no cenário político.
 
Na Bíblia também fica claro que a participação politica do povo de Deus é uma condição intrínseca ao seu papel no mundo. Foi assim no período dos patriarcas e matriarcas, no Êxodo, na ação dos profetas e sacerdotes, na prática das comunidades de Jesus de Nazaré. Foi assim em toda a história da Igreja Cristã.


Então, a questão não é se a Igreja tem ou não relação com a política, intrinsecamente tem. Mas, como a Igreja se posiciona politicamente. Para nós, anglicanos está claro que a missão da Igreja inclui: responder às necessidades humanas através de um serviço de amor; buscar transformar as estruturas injustas da sociedade; preservar a integridade da criação, sustentando e renovando a vida da terra. Todos esses gestos políticos que procuram alcançar o bem comum, a proposta cristão do reino de Deus, onde todos tenham vida em abundância (João 10:10).