segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Quais são os principais ritos do Anglicanismo? Como são as celebrações anglicanas?

Os anglicanos adotam como padrão para suas liturgias o chamado Livro de Oração Comum (LOC). Embora esse livro contendo ritos e orientações para as práticas litúrgicas da Igreja tenha sofrido muitas reformas e adaptações através dos tempos e das diversas regiões do planeta, conserva uma tradição e uma estrutura que faz com que seja reconhecido por toda família anglicana.

No Livro de Oração encontramos que a celebração da Eucaristia é o rito central, mas ele próprio oferece outros ritos para serem utilizados pelas comunidades comunidades anglicanas conforme a necessidade, incluindo ritos da palavra como a oração matutina e vespertina, ritos pastorais, etc. Além disso, com autorização do bispo, os anglicanos podem utilizar liturgias especiais e contemporâneas.
 
O Livro de Oração como padrão não engessa as celebrações, como em qualquer denominação cristã, as celebrações variam de comunidade para comunidade. Em alguns lugares mais informais e espontânea, em outros mais formais e ritualistas. O importante é que a junção entre as tradições católica e protestante faz com que católicos romanos e evangélicos se identifiquem e se sintam confortáveis durante as celebrações anglicanas.