sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Por que na Igreja Anglicana as mulheres podem se tornar Reverendas?

A ordenação de mulheres na Igreja Anglicana não é uma coisa intempestiva, na verdade é um processo que teve início há muito tempo. Florence Li Tim Oi, da Igreja de Hong Kong, foi a primeira mulher ordenada ao presbiterado na Comunhão Anglicana, em 1944. No Brasil, a primeira mulher a ser ordenada foi a Revda. Carmen Etel Alves Gomes, em 1985. Atualmente a Revda. Carmen é responsável pela Catedral de Santa Maria, em Belém.

 
Nossa compreensão é que as restrições impostas as mulheres nas Escrituras são expressões culturais próprias da época em que foram escritas, mas a perspectiva cristã é a da inclusão de todas as pessoas, como escreveu o apóstolo Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).

A presença da mulher nas instâncias de decisão (poder) da Igreja tem consolidado uma experiência de humanização das relações e aberto novas perspectivas para a pastoral cristã. Todavia é preciso dizer que essa não é uma questão pacífica, existem províncias e dioceses na Comunhão Anglicana que ainda se posicionam de forma contrária ou que admitem mulheres em apenas algumas das três Ordens Sagradas.