segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Dom Helder: difamado pela ditadura brasileira e impedido de receber o Nobel da Paz

Nesta segunda-feira, 27 de agosto, lembramos o aniversário de falecimento de Hélder Câmara, profeta da paz e da esperança. Dom Hélder faleceu no dia 27 de agosto de 1999. Confira a matéria que selecionamos para marcar a passagem da data.
Dom Hélder vive! Dom Hélder, presente!
Dom Helder Câmara, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e signatário do Pacto das Catacumbas, documento que contribuiu para a formação da Teologia da Libertação na América Latina, foi difamado pelo governo ditatorial brasileiro [1964-85], através do ministério das relações exteriores, com o objetivo de impedi-lo de receber o prêmio Nobel da Paz. O ato teria sido uma represália pela sua atuação em prol dos direitos humanos dos perseguidos políticos no Brasil.
Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife [Estado de Pernambuco], mesmo indicado quatro vezes ao Nobel da Paz, entre os anos de 1970 e 1973, não pôde alcançar o reconhecimento, graças à atuação difamatória do governo brasileiro. Este produziu e difundiu entre os membros do comitê gestor do Prêmio informações que distorciam fatos de sua vida pessoal e religiosa.
A manobra foi revelada a partir de documentos obtidos pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara de Pernambuco (CNV-PE), disponibilizados pelo Itamaraty. A Comissão divulgou o conteúdo inédito dessa documentação na última sexta-feira, 18 de dezembro, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo executivo pernambucano.
Dom Helder faleceu de causas naturais, em 1999, aos 90 anos.

“No Brasil, se mata e tortura em nome da segurança nacional”

* Clique AQUI e continue lendo a matéria no site do CEBI.