sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Calendário de Intercessões – Setembro 2018

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todas as pessoas”.   
(I Timóteo 2:1)

Setembro – Mês da Bíblia
No poder do Espírito Santo e em união com Cristo, oremos a DEUS Onipotente, que é para nós como PAI e MÃE de infinita misericórdia e de perfeito amor
 01 – Pela Comunhão Anglicana; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Diocese Anglicana da Amazônia, Diocese Anglicana de Brasília, Diocese Anglicana do Recife e o Distrito Missionário Anglicano. Pelos Conselhos Diocesanos, Conselhos de Missão, pelas Juntas Paroquiais, Comissões de ministérios, Juntas de Examinadoras de Capelães, Paróquias, Pontos Missionários e Missões. Guarda e dirige, Senhor Deus da Vida, a tua Igreja no caminho da unidade e do serviço para que se multipliquem ações de graças sobre a terra.
02 – 15º Domingo depois de Pentecostes (Próprio 17, Tempo Comum 22) Deuteronômio 4:1-2, 6-9; Salmo 15; Tiago 1:17-27; Marcos 7:1-8, 14-15, 21-23
Mártires da Nova Guiné, 1942 – Presença do Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho na Paróquia Anglicana das Boas Novas (Caaporã -PB).
Oremos pelos Bispos da Comunhão Anglicana e da IEAB, especialmente pelo Bispo Primaz Dom Naudal Gomes, pelo diocesano Dom João Câncio Peixoto Filho. Pelo clero, ministério pastoral auxiliar, postulantes e por todo povo de Deus. Concede que participemos da herança de todos os teus santos e todas as tuas santas.
03 – Por todas as pessoas aniversariantes do mês, para que encontrem o verdadeiro sentido da vida e que no poder do Espírito Santo, tenham alegria, paz e saúde.
04 – Pelas finanças da Igreja, para que Deus abençoe e supra as necessidades materiais da Diocese e das comunidades, por fidelidade nas cotas diocesana. Por todas as pessoas que ofertam com alegria para que cresçam em nós o senso de responsabilidade cristã e a generosidade para a “contribuição regular”.
05 – Teresa de Calcutá, Madre e Liderança Profética, 1997 – Oremos ao Senhor por todas as pessoas famintas de pão e de justiça. Ajuda-nos Jesus, a servir nossos irmãos e irmãs que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje. Usa as nossas vidas, recursos e mãos estendidas em favor dessas vidas tão fragilizadas.
06 – Por todas as pessoas que confessam o Nome SENHOR, que sejam unidas na verdade e no amor e que vivam na plenitude do Evangelho para que a Glória de Jesus seja revelada ao mundo.
07 – Dia da Pátria – Pelo Brasil, por todas as pessoas que exercem autoridade. Pela coordenação nacional do Grito dos Excluídos, juntamente com as Pastorais Sociais e movimentos populares. SENHOR, Boníssimo Deus, nós te suplicamos pela paz e justiça em nosso país.
08 -Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria – Pela diversidade do ministério feminino, por todas as mulheres em suas lutas, trabalhos, maternidades e direitos. A ti bondoso SENHOR, elevamos as nossas preces em favor das tuas filhas, principalmente, das que sofrem todo tipo de violência, para que renovem suas forças e com dignidade alcancem justiça e paz.
 09 – 16º Domingo depois de Pentecostes (Próprio 18, Tempo Comum 23) Isaías 35.4-7ª; Salmo 146; Tiago 2.1-10 [11-13] 14-17; Marcos 7. 24-37.
Constância e Mártires de Memphis, Mártires da Caridade, 1878 – Oremos por todas as pessoas que trabalham pela propagação do Evangelho de amor, paz, alegria e consolação.

10 – Pelo sábio uso das riquezas da Criação e pelo trabalho humano. Oremos ao Senhor, para que o mundo seja livre da extrema pobreza, fome e destruição.
11 – Por todas as pessoas abatidas e sem emprego, sem esperanças, enfermas, enlutadas e outras dificuldades, para que essas encontrem a luz nas trevas de suas aflições e renovem suas mentes e corações seguindo os caminhos recomendados por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvado.
12 – Pela ampliação da consciência e trabalho de todas as comunidades cristãs na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, fortalecendo o diálogo de políticas justas.
13 – Oremos para que DEUS nos fortaleça e nos ajude a ampliar a consciência da ação urgente de preservação da nossa casa planetária.
14 – Santa Cruz – Fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus. Deus Onipotente, fortalece-nos com teu Santo Espírito e mostra-nos o caminho do verdadeiro amor, da reconciliação, do diálogo e do engajamento com a amorosa causa de Teu Filho, o nosso Senhor e Redentor, Jesus Cristo. 
15 – Cipriano, Bispo e Mártir de Cartago, 258 – Pelas visitas do Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho nas paróquias, missões e pontos missionários para que seja compartilhados a luz do Evangelho e o entusiasmo de servir ao Senhor com zelo e alegria.
16 – 17º Domingo de Pentecostes (Próprio 19, Tempo Comum 24) Isaías 50:4-9a; Salmo 116:1-9; Tiago 3:1-12; Marcos 8:27-38.
Ninian, Bispo e Missionário na Escócia, 432 –  Edward Bouverie Pusey, Sacerdote e Reformados, Líder do Movimento de Oxford, 1882 – Presença do Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho na Missão Anglicana da Liberdade (Jaboatão dos Guararapes – PE).
Oremos por todas as pessoas que promovem a paz e a justiça no mundo, que possam com sabedoria, assegurar os direitos humanos, cultivando a esperança e amor, partilhando as experiências e apoio na caminhada.
17 – Hildegarda de Bingen, Madre, Mística e Mestra na Fé, 1170 – Pelas necessidades desse mundo tão carente e destituído de verdade e de justiça, contaminado pela corrupção, acentuando a fome e a miséria. Ajuda-nos Senhor a lutar contra esses males.
18 – Pela paz no mundo, a fim de que a partilha, o respeito e a caridade cresçam entre as nações.
19 – Teodoro de Tarso, Arcebispo de Cantuária, 690- Oremos pelas relações humanas, cada dia mais fragilizada pelos sistemas desse mundo, para que possamos viver segundo as recomendações de Jesus Cristo.
20 –  John Coleridge Patteson, Bispo da Melanésia e seus Companheiros, Mártires, 1871- Oremos pela Igreja Una, Católica e Apostólica de Cristo, espalhada no mundo. Ajuda-nos, boníssimo SENHOR, a proclamar o teu Evangelho de infinito amor.
21 – São Mateus, Apóstolo e Evangelista – Pela crise global, para que as soluções encontradas sejam realmente estruturais em todas as áreas: econômica, social, política e cultural. Ó Senhor de infinita misericórdia, a ti clamamos para que os reinos deste mundo se convertam à proposta singular do Teu Reino.
22 – Presença do Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho na Missão Anglicana Cristo Rei – (Alagoinha – BA). Oremos pela preciosa vida do Bispo diocesano, por seu ministério, suas viagens e por sua família.
23 – 18º Domingo depois de Pentecostes (Próprio 20, Tempo Comum 25) Sabedoria 1:16-2:1, 12-22 ou Jeremias 11:18-20; Salmo 54; Tiago 3:13-4:3, 7-8a; Marcos 9:30-37.
Presença do Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho na Missão Anglicana da Ressurreição do Senhor (Feira de Santana – BA) – Oremos ao Senhor para que sejamos pessoas firmes na fé e no fiel testemunho de sua infinita misericórdia.
24- Pelas igrejas que se unem no compromisso ecumênico de afirmar a vida, com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) fortalecendo os grupos populares empenhados nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais. Na ocasião, o Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho, marca presença na reunião (24 e 25).
25 –  Lancelot Andrewes, Bispo de Winchester, 1626 – Pela unidade da Igreja, para que possa descobrir e pôr em prática os dons recebidos da Trindade Santa.
26 – Pela educação básica e de qualidade para todas as pessoas e pela erradicação da miséria, da fome e da extrema pobreza no mundo. Senhor tem misericórdia do teu povo!
27 – Vicente de Paulo, Sacerdote e Missionário, 1660 – Pelo senso missionário da Igreja para que se multipliquem ações solidárias fundamentadas na firme mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.
28 – Oremos para que cresça os gestos de carinho, solidariedade e o respeito pelas pessoas na sua diferença.
29 –  Arcanjo Miguel e Todos os Anjos – Pela consciência solidária mundo para que possamos descobrir formas mais justas de partilhar os nossos bens, os bens da terra, lutando contra a exploração, ambição e falta de caridade e que possamos viver na abundancia das misericórdias do Altíssimo, descobrindo a alegria da comunhão.
30 – 19º Domingo depois de Pentecostes (Próprio 21, Tempo Comum 26) Números 11:4-6, 10-16, 24-29; Salmo 19:7-14; Tiago 5:13-20; Marcos 9:38-50 (Próprio 21, Tempo Comum 26)
Jerônimo, Sacerdote e Monge em Belém, 420, modelo e patrono dos estudos bíblicos – Oremos para que haja mais comprometimento e aprofundamento nos estudos bíblicos, para que desabroche um novo olhar e entendimento, que nos inspire na jornada rompendo com todo tipo de hipocrisia, opressão, falsidade e corrupção. Ó doce Espirito Santo, abre o nosso entendimento e renova nossa esperança.

Ser anglicano (a) é Estar disposto(a) a celebrar a unidade na diversidade.

* Post reproduzido do site da DAR