quinta-feira, 16 de junho de 2016

IEAB inicia Sínodo Extraordinário

Membros da Igreja estão reunidos em Vargem Grande Paulista para finalizar o debate eclesial dos últimos dez anos.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB se reúne 16 a 19 deste mês, na Cidade de Vargem Grande Paulista/SP para reiterar os assuntos que darão continuidade ao processo atualização de suas normas constitucionais e canônicas da Igreja. Este processo já alcança praticamente uma década. O trabalho foi sistematizado pela Comissão de Constituição e Cânones após ampla consulta às dioceses e instancias provinciais.
O anseio deste Sínodo, de caráter extraordinário é trabalhar com demandas atuais que estão na pauta da sociedade, capacitando a Igreja a responder com eficácia os desafios de sua missão e incidência pública,  conforme assim deliberou o último Sínodo que aconteceu na Cidade do Rio de Janeiro/RJ em 2013.

O encontro acontece no Centro Mariápolis Ginetta, mantido pelo Movimento dos Focolares, que promove um intenso e frutuoso diálogo ecumênico com diversas tradições cristãs. As nove Dioceses e o Distrito Missionário Anglicano enviarão representantes para analisarem, discutirem e votarem a nova Constituição e os novos Cânones Gerais. Ao todo, serão 57 delegados incluindo a Câmara dos Bispos e a Câmara de Clérigo(a)s e Leigo(a)s.
O Primaz Dom Francisco de Assis da Silva presidirá o Sínodo e contará com a Comissão Nacional de Constituição e Cânones na facilitação metodológica na reunião sinodal. A Província tem acompanhado com interesse as propostas apresentadas que terão impacto pastoral e teológico na vida de toda a Igreja. Temas como ministério, disciplina, aposentadoria do clero, matrimônio, mudança da sede provincial são alguns dos destaques deste Sínodo.
O Primaz propõe que toda a Igreja se coloque em oração por este importante momento da história da Igreja, para que as decisões sejam tomadas sempre na direção de uma Igreja que serve e proclama o amor de Deus em meio à sociedade brasileira que vive uma crise política e institucional sem precedentes.
* Post reproduzido do Portal do Serviço de Notícias da IEAB.