domingo, 25 de março de 2012

Declaração do Bispo Primaz do Brasil sobre o Arcebispo Rowan William

Ao ouvir a noticia da saida no final do ano do arcebispo Rowan William  o primeiro sentimento foi de  expressar meu agradecimento pelos  10 anos que ele tem servido com amor e dedicaçào à Comunhão Anglicana.

No Brasil eu tive a oportunidade acolhê-lo em dois diferentes contextos. Primeiramente quando eu servia como Secretário provincial e hospedamos o Encontro dos Primazes, em Gramado, 2003. A segunda oportunidade quando eu já era o Bispo de Brasilia, dentro do contexto da Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, CMI, Porto Alegre, 2006.

Desde 2007 tenho acompanhando mais de perto através do Encontro dos Primazes  desde o Dar es Salaan, Tanzania.

Com certeza esses  ultimos 10 anos foram tempo de muitos desafios e tensões, mas sempre presenciei o Arcebispo Rowan enfrentando tudo com a visão no fortalecimento da unidade da Comunhão Anglicana.

Em meio a todos os desafios o arcebispo Rowan nos deixa um legado que precisa ser reafirmado e juntos oferecermos açào de graças, desde a metodologia da Lambeth 2008, através do Indaba, ao modelo de condução com muita humildade  do Encontro do primazes quando finalmente  a criaçào da Anglican Alliance , daqui do Brasil ofereço ação de Graças pela sua vida e de sua familia.


Brasília, 22 de março de 2012


Bispo Maurício Andrade
Primaz da IEAB