Ao ouvir a noticia da saida no final do ano do arcebispo Rowan William o primeiro sentimento foi de expressar meu agradecimento pelos 10 anos que ele tem servido com amor e dedicaçào à Comunhão Anglicana.
No Brasil eu tive a oportunidade acolhê-lo em dois diferentes contextos. Primeiramente quando eu servia como Secretário provincial e hospedamos o Encontro dos Primazes, em Gramado, 2003. A segunda oportunidade quando eu já era o Bispo de Brasilia, dentro do contexto da Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, CMI, Porto Alegre, 2006.
Desde 2007 tenho acompanhando mais de perto através do Encontro dos Primazes desde o Dar es Salaan, Tanzania.
Com certeza esses ultimos 10 anos foram tempo de muitos desafios e tensões, mas sempre presenciei o Arcebispo Rowan enfrentando tudo com a visão no fortalecimento da unidade da Comunhão Anglicana.
Em meio a todos os desafios o arcebispo Rowan nos deixa um legado que precisa ser reafirmado e juntos oferecermos açào de graças, desde a metodologia da Lambeth 2008, através do Indaba, ao modelo de condução com muita humildade do Encontro do primazes quando finalmente a criaçào da Anglican Alliance , daqui do Brasil ofereço ação de Graças pela sua vida e de sua familia.
Brasília, 22 de março de 2012
Bispo Maurício Andrade
Primaz da IEAB