domingo, 18 de março de 2012

Convocação para o Concílio Diocesano em Junho

Ao clero, ao ministério pastoral auxiliar,
às lideranças leigas da Diocese
e a todos os membros de nossas congregações
Recife, 15 de Março de 2012

Irmãs e Irmãos em Cristo,
Paz e Alegria no Senhor

Neste tempo quaresmal, quando a Igreja nos convida a aprofundar a consciência de nossa própria condição de vulnerabilidade e pecado, somos provocados pelo Espírito Santo à oração, à reflexão e à prática da partilha e do perdão mútuo. Não que tais comportamentos devam limitar-se aos dias que se enquadram na moldura deste tempo litúrgico. Antes, devem ser marcas permanentes de um profundo e corajoso compromisso com os valores do Evangelho de Jesus, para que assim se manifeste entre nós o Reinado de Deus… 

É neste cenário que escrevo para confirmar que o próximo Concílio Diocesano acontecerá de 08 a 10 de Junho do corrente ano, em nossa Catedral. Na ocasião, contaremos com a honrosa presença de nosso Bispo Primaz, Dom Maurício José. 

Considerando a brevidade do tempo e a extensão das tarefas preparatórias desse nosso tão importante encontro, bem como o processo de mudança vindouro em nossa Diocese, resolvi estabelecer uma comissão formada por irmãs e irmãos, do clero e do laicato, que deverão ajudar-nos nestas duas perspectivas, quais sejam: ouvir a Igreja neste momento desafiador para projetar o futuro e preparar o que for necessário para a realização do Concílio.

Tal comissão equivalerá a um “comitê de articulação” e um “comitê ampliado”. Ou seja, o “comitê de articulação” deverá ser ágil, poder reunir-se com relativa frequência, seus membros deverão residir em área próxima. O “comitê ampliado” é o mesmo “comitê de articulação”, ampliado com a participação de pessoas que residem em áreas geográficas mais distantes. Isto garantirá eficiência ao trabalho e, ao mesmo tempo, a representação do conjunto da Diocese. Serão membros do “comitê de articulação”: Revmo Deão Sergio Andrade, coordenador, Sra. Ilcélia Soares, Rev João Peixoto, Prof. Maruilson Souza, Rev. Gustavo Gilson, Profa. Iranilda Lima. Deverão eleger um secretário ou secretária, cujas tarefas precípuas são guardar a memória do que for deliberado e decidido e comunicar-se constantemente com todos os membros do “comitê ampliado”. Os membros do “comitê ampliado” serão os mesmos acima, e mais um clérigo de cada um dos estados fora de Pernambuco: Rev Bruno Almeida (Bahia), Revda Eliane Cardoso (Paraíba), Rev Gecionny Pinto de Souza (Rio Grande do Norte) e Rev João Bosco de Oliveira Junior (Ceará). Estes deverão participar do processo tendo ciência do que se tratar no grupo menor, enviando sua apreciação do trabalho em curso, oferecendo sugestões e, quando possível, fazendo-se presentes em reuniões. O comitê, em suas duas dimensões, estará facilitando todo o processo de escuta e elaboração de propostas para o Concílio, e suscitará a participação de todo o Povo de Deus de nossas congregações.

Conto com a colaboaração e a oração de todas e todos.

Em Cristo,

+ Sebastião Armando, Bispo Diocesano