A Comunidade Anglicana da Santíssima Trindade em Ilhéus/BA realizou uma linda e abençoada Celebração Eucarística na manhã deste domingo (22/10/2017), a qual foi presidida pelo Reverendíssimo Dom João Câncio Peixoto Filho, Bispo da Diocese Anglicana do Recife, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (19ª Província da Comunhão Anglicana).
![]() |
Angélica, Poliani, André, Daniele e Aline sendo Confirmados/Recebidos |
Um culto muito animado de louvor e agradecimentos a Deus, onde Dom João teve a oportunidade de realizar o Ato Sacramental da Confirmação da irmã Aline Viana da Sé e do irmão André Luís Santos de Santa Izabel. O Bispo também realizou o Ato Litúrgico do Recebimento das irmãs Danielle dos Santos Oliveira, Maria Angélica Pereira dos Santos e Poliani Cardoso dos Santos.
Em ato contínuo o Reverendo Nildemar Andrade Santos, Ministro Encarregado da Comunidade da Santíssima Trindade, apresentou formalmente o Postulante Luciano Alves Campelo enaltecendo suas qualidades e ratificando a solicitação da Instituição do mesmo ao Ministério Leigo.
Luciano posicionou-se diante do Bispo Diocesano e declarou, livre e voluntariamente, a fé nas escrituras sagradas e jurou solenemente submeter-se à Doutrina, ao Culto c a Disciplina da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Em seguida Dom João admitiu Luciano Campelo como Ministro Pastoral Leigo, orou por ele conclamando toda a comunidade a apoiá-lo e incentivá-lo no exercício do seu ministério, entregou o Ato de Instituição e abraçou o novo Ministro que foi aplaudido por todos.
O Ministro Pastoral juntou-se aos Reverendos Adauto e Nildemar ao lado do Bispo que passou à Oração Eucarística.
Após a Comunhão o Reverendo Nildemar deu avisos, registrou agradecimentos e manifestou a intenção de requer em 2018 a mudança de Status Canônico da comunidade de "ponto missionário" para "missão". Aproveitou a oportunidade e chamou um a um os integrantes da equipe pastoral ampliada que foram saudados com salva de palmas.
Dom João ressaltou sua alegria em retornar a Ilhéus e ver que as semente plantadas estão dando frutos, agradeceu a Deus e aos presentes pela grata oportunidade da experiência vivenciada.
O culto foi encerrado e foi oferecido a João Câncio um delicioso almoço comunitário produzido pelas irmãs Angélica e Nilsinéia com o apoio material de toda a comunidade.