sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Anglicanos festejam 200 anos na Bahia

     A Diocese do Recife tem novos Diáconos. No início deste mês, os Ministros Leigos Carlos José de Araújo, Glauber Jânio da Silva Santos e Janice Gonçalves dos Santos Matos foram ordenados. As cerimônias aconteceram em Salvador (BA) e região metropolitana.
Ordenação de Carlos Araújo (esq) e Glauber Santos (dir)
Ordenação de Janice Matos (centro)

     Na Paróquia Cristo O Salvador localizada em Porto dos Santos, Itaparica (BA), a missa foi realizada na manhã do domingo (6). Após ter feito os agradecimentos a Deus e às pessoas que apoiaram na organização do culto especial, a Diaconisa Janice declarou “estou muito feliz” e fez pose na foto junto com as crianças. Um dos membros antigos da igreja, Jacira dos Santos e Santos (51) participou da missa. “Estou maravilhada, espero em Deus que ela permaneça firme e não desista”, comentou. Já na Paróquia do Bom Pastor, familiares, membros e amigos assistiram as ordenações de Glauber Santos e Carlos Araújo na noite da última sexta-feira (4). “Vocês são muito especiais”, disse o Rev. Stephen James Taylor aos futuros Diáconos durante a homilia.
     As três ordenações fizeram parte da programação comemorativa pelos 200 anos de existência da Igreja Anglicana no Estado da Bahia. A celebração oficial aconteceu na noite do sábado (5), na Igreja Presbiteriana Unida do Salvador (IPU) no bairro Garcia, em Salvador. Também houve uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na manhã de sexta-feira (4), evento de abertura das comemorações. 
Sessão no plenário Deputado Orlando Spinola (ALBA)

     O Bispo Diocesano João Câncio Peixoto Filho, a Revda Marinez Rosa dos Santos Bassotto (Diocese Meridional) e a Revda Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira (Diocese Recife) estiveram presentes no aniversário. Além deles, líderes, comungantes de outras denominações e demais autoridades convidadas também participaram. O professor Fabrício Zavarize Correia (40) que é membro da Igreja Cristã de Ipanema, Rio de Janeiro, esteve na abertura das festividades na ALBA. “Tenho admiração pela igreja e pelo anglicanismo em si. Para mim o anglicanismo é uma inspiração de fé nesse mundo moderno, uma igreja que consegue unir a beleza da tradição cristã milenar e ao mesmo tempo não se deixa corromper e ceder às tentações fundamentalistas e hipócritas que acompanham uma religiosidade vazia muito distante da espiritualidade sincera como prega o anglicanismo”, afirmou.
      Fotos e texto: Osvaldo Junior Drt 3612 BA.