De 12 a 15 de julho de 2018, delegados e delegadas das diversas comunidades, missões e paróquias da Diocese Anglicana do Recife se reuniram para decidir os rumos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil na região nordeste do país. 41 pessoas, do laicato e do corpo clerical, reuniram-se no Centro de Vivência Cristã da Catedral Anglicana do Bom Samaritano, no bairro de Boa Viagem, em Recife. Foram compartilhadas experiências entre as comunidades, discutida a situação da diocese, os diversos jeitos de ser Igreja, e maneiras de desenvolver a Igreja em direção aos valores do Reino de Deus. Com 37 votos favoráveis e 3 abstenções, a Diocese Anglicana do Recife aprovou o matrimônio igualitário, permitindo que pessoas do mesmo sexo possam receber o Santo Matrimônio nesta porção reformada da Igreja Católica e Apostólica de Cristo.
terça-feira, 17 de julho de 2018
segunda-feira, 16 de julho de 2018
terça-feira, 10 de julho de 2018
Catedral do Bom Samaritano promove 1ª Capacitação para a Juventude da Diocese Anglicana do Recife
Nos dias 7 e 8 de Julho de 2018, aconteceu na Catedral Anglicana do Bom Samaritano a 1ª Capacitação para a Juventude da Diocese Anglicana do Recife. O encontro foi aberto a todas as idades e contou com palestras sobre os mais variados temas. A abertura se deu com História do Anglicanismo e da IEAB, ministrada pelo Revdo. Eduardo.
Após um almoço comunitário, iniciou-se pela tarde uma palestra e oficina sobre Liturgia Anglicana, feita pelo Bispo emérito Filadelfo Oliveira, onde a juventude teve a oportunidade de aprender sobre cada parte da Liturgia e conhecer melhor cada paramento utilizado nas celebrações. Em seguida, foi apresentada a palestra sobre Missão em uma Perspectiva Anglicana, pela Revda. Lilian Conceição. E para finalizar o dia, uma fala mais intimista sobre o Lugar do Jovem Anglicano na Igreja e no Mundo, feita por Rafael Vilaça e o Ministro Leigo Anderson Soares.
sexta-feira, 6 de julho de 2018
A Igreja Episcopal dos Estados Unidos engajada no movimento de Jesus
![]() |
| Primaz da IEAB, Dom Naudal, à esquerda. |
No dia 04 de julho, iniciou a 79ª Convenção Geral da Igreja Episcopal, Bispos e Bispas, clérigos e pessoas leigas de todas as Dioceses estão sendo acolhidas em Austin – Texas pela Diocese Episcopal do Texas. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB está representada pelo Bispo Primaz Naudal Alves Gomes, Bispo Mauricio Andrade, Sandra Andrade e Joanildo Burity. O grupo se uniu aos visitantes internacionais com a presença de 12 Primazes, 05 Secretários Provinciais, representante do Escritório da Comunhão Anglicana e bispos, clérigos e leigos da Comunhão Anglicana.
quarta-feira, 6 de junho de 2018
34º Sínodo Geral define novos rumos para a IEAB
Na noite do 2 de junho de 2018, o XXXIV Sínodo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil elegeu, por unanimidade, o Revmo. Bispo Naudal Alves Gomes, da Diocese Anglicana do Paraná, para ser o Bispo Primaz da Província. O Bispo Naudal sucede o Revmo. Bispo Francisco de Assis da Silva, após quatro anos ocupando o posto. Após a eleição, marcada por um caloroso aplauso dos presentes, a Rev. Magda Cristina Guedes Pereira, da Diocese Anglicana de Pelotas, foi indicada para ocupar a Secretaria Geral da Igreja, anteriormente ocupada pelo Rev. Arthur Pereira Cavalcante, da Diocese Anglicana de São Paulo.
![]() |
| Bispo Naudal e Rev. Magda recebem mensagem de encorajamento do Bispo Julio Murray, do Panamá |
terça-feira, 15 de maio de 2018
Palavra do Bispo Primaz da IEAB sobre a “nova província anglicana do Brasil”
Santa Maria, 15 de maio de 2018
Irmãos e irmãs
Tenho assistido a diversas manifestações nos últimos dias a respeito da criação de uma “província” anglicana do Brasil. Através de redes sociais, tem sido anunciada esta nova organização eclesiástica que se auto-define como anglicanos fiéis à Escritura que não aderiram ao chamado “liberalismo teológico”.
Em longo texto de apresentação, em sua página do Facebook, esta “província” se assume como sucessora de movimentos de reavivamento evangélico que teve sua origem na cidade do Recife e foi inspirado por um conjunto de lideranças que pertenceram à Diocese Anglicana do Recife.
Este é o grupo que rompeu com a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em 2004, apropriando-se de templos e imóveis da IEAB e causando um cisma que quase destruiu a diocese, naquela década de tantos conflitos dentro da Comunhão Anglicana.
Após um longo período de disputa judicial, finalmente a Justiça deu ganho de causa à IEAB declarando-a legítima detentora dos templos e propriedades. Estes templos hoje estão gradativamente sendo os espaços de reconstrução missionária da Diocese Anglicana do Recife.
É importante esclarecer ao público que esta “província” anglicana do Brasil não tem comunhão a Sé de Cantuária, não estando submetida ao Arcebispo de Cantuária, mas a uma aliança de conservadores sob a direção do Primaz de Uganda, Stanley Ntagali, um dos líderes de contestação ao Arcebispo Justin Welby, que inclusive boicotou a última reunião dos Primazes, realizada em Cantuária, em outubro passado.
Como Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, conclamo nossos fiéis a estarem atentos para não serem identificados com este movimento. Inclusive, mediante redes sociais, muitos dos nossos fiéis, e alguns líderes têm sido associados à página chamada Beleza da Igreja Anglicana. Isso causa confusão porque há inclusive uso indevido de fotos de comunidades da IEAB como se fossem parte dessa tal “província”.
É muito importante deixar claro que não temos nenhuma relação, comunicação ou intenção de relação com esta dita província anglicana. Este alerta serve também para os nossos parceiros ecumênicos. A liberdade de organização é um direito constitucional em nosso país e, portanto, não queremos estabelecer nenhuma relação conflitiva no campo eclesial e teológico com este segmento.
Conforme expressou o Secretário Geral da Comunhão Anglicana, arcebispo Josiah Idowu-Fearon ao Church Times: “Esta província não é reconhecida como em comunhão com Cantuária. A última província oficialmente reconhecida pela Comunhão é a do Sudão do Sul, criada em 2017. Portanto não há nenhuma nova província”. Indagado pela repórter do mesmo jornal, respondi que “nossa IEAB é parte do movimento de Jesus e estamos dispostos a fazer o que ele nos pede: acolher todas as pessoas com amor e viver em justiça e em verdade”.
Francisco de Assis da Silva
Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocesano em Santa Maria
* Post reproduzido do SNIEAB
Assinar:
Postagens (Atom)




