segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

COMPREENDENDO A HIERARQUIA ANGLICANA

De Cantuária ao Brasil Carreira religiosa tem vários estágios e funções
Por: Rev.Pe. Rodson Ricardo S. Nascimento



Primaz A Igreja Anglicana não possui Papa, ou “sumo pontífice” que é a autoridade máxima da Igreja Católica. Mas manteve a antiga Tradição do “primado”, ou seja, da existência de um centro de unidade visível e orientação da fé. Nesse caso, tratar-se do “Arcebispo de Cantária”, o primus inter pares, ou seja, o “primeiro entre os iguais” entre todos os arcebispos e bispos anglicanos. Significa “o primeiro dos bispos”. É o bispo que comanda uma “arquidiocese”, ou seja, um grupo de dioceses, que por sua vez são formadas por várias paróquias. É também o nome dado ao Bispo que desempenha a “primazia” em uma província.

No Brasil o Arcebispo é chamado de “Bispo Primaz”. Bispo Significa “supervisor” e é a partir desse nível hierárquico que o religioso recebe o título de “Dom” para ser usado antes de seu nome. O bispo também é o responsável pelo comando de uma das dioceses que formam uma arquidiocese. O bispo pode ser Diocesano, que é o bispo com jurisdição numa diocese – área eclesiástica; Coadjutor que é aquele que auxilia na administração da diocese; Sufragâneo, que também auxilia o Bispo Diocesano na administração, mas sem direito direto à sucessão e o Aposentado ou Emérito.

Reverendo, Padre ou Sacerdote. Reverendo significa “que merece reverencia”, “honra”. É um pronome de tratamento eclesiástico neutro, podendo ser aplicado a Pastores, Padres ou líderes religiosos diversos. Padre significa “pai” e é usado geralmente para Presbíteros e algumas vezes para diáconos. Sacerdote (prieste em inglês) significa “aquele que é sagrado” é outro pronome usado pelos anglicanos, especialmente os mais católicos. 


Cônego Significa “que segue uma regra” é um título dado a um presbítero que vive sob uma regra que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada. O conjunto dos cônegos forma o “Cabido” de uma catedral ou escola, ou seja, o colegiado reunido sob uma mesma cabeça, um chefe ou superior.

Deão Significa “que toca o órgão”. É o cônego dignitário ou responsável máximo de um órgão colegial da Igreja, ou cabido (conjunto de cónegos) de uma catedral ou universidade.

Arcipreste e Arcediago Significa “o primeiro dos presbíteros” é o decano entre os padres de um “arciprestado” ou região eclesiástica de uma diocese, responsável pela correta execução dos deveres eclesiásticos e pelo estilo de vida daqueles que estão sob sua autoridade. Arcediago Significa “o primeiro dos diáconos”. Um arcediago ou Arquidiácono tem as mesmas funções de um arcipreste, isto é, atua como um vigário-geral encarregado, pelo bispo, da administração de uma parte da diocese, o arcediagado.

Diácono Significa “servo”, “ajudante” é um religioso que está no último dos cinco anos de estudos (em média) que levam à carreira clerical. O diácono já pode realizar algumas celebrações religiosas, como batismos e casamentos etc.

Seminarista É o estudante que frequenta o seminário, a instituição educacional onde se formam os futuros padres. Mas, antes mesmo de ser ordenado diácono ou padre, um seminarista já pode auxiliar um pároco na parte administrativa da igreja.

Ministro Leigo ou Leitor É um leigo a quem é dada a permissão, de forma temporária ou permanente, de celebrar os ofícios diários, a liturgia da Palavra e de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Acólito Significa “ajudante” é um membro da Igreja instituído para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa.

Coroinha É uma criança ou adolescente, normalmente aluno do catecismo, que se oferece para auxiliar na preparação da missa. Antes de participar desse tipo de cerimônia, o coroinha recebe orientação sobre como funciona todo o ritual eucarístico.

Pároco e Vigário Popularmente chamado de “padre”, é o responsável por uma paróquia. Ele realiza os serviços religiosos (como rezar missa) da sua igreja matriz, mas também administra as outras capelas que estão na área da sua paróquia. O vigário ou coadjutor é uma espécie de vice do pároco, que pode substituir o padre titular na ausência deste.

Capelão Significa “o que administra uma capela”. Uma capela é uma igreja pequena, que pode fazer parte de uma paróquia ou estar dentro de uma propriedade particular, como uma fazenda, ou de uma área pública, como um hospital, quartel ou universidade. O capelão é o responsável pelo serviço religioso de uma capela.

Frade, monge & Cia. São os pronomes aplicados a membros de ordens religiosas. A forma de tratamento do religioso depende também da ordem à qual ele pertence. Nem todos que abraçam a vida religiosa se ordenam padre. Muitos optam por fazer parte de ordens e congregações, ou seja, comunidades religiosas que têm regras e obrigações específicas - como o voto de pobreza praticado pelos franciscanos. Os integrantes desses grupos que vivem isolados em mosteiros costumam ser chamados de monges - que têm como superior hierárquico o abade. Já os termos frei e frade (que significam irmão) e freira (irmã) são normalmente adotados como forma de tratamento em ordens ou congregações que não mantêm os religiosos tão isolados.

Ministros Auxiliares Os leigos são muito importantes no anglicanismo e desempenham diversas funções e ministérios. Administrativas no Conselho Paroquial (guardião, secretário, tesoureiro) etc.

Comunhão Anglicana É uma comunidade de igrejas autônomas e irmãs, expressão máxima da fé católica anglicana. É formada por todas aquelas igrejas de rito anglicano ou não, que se encontram em unidade plena com a Sé de Cantuária. Atualmente são 147 Províncias, distribuídas em todo o mundo, com um número aproximado de 70 mil fiéis.

Província A palavra província tem origem no latim pro - (“em nome de”) e vincere (“vencer/dominar/controlar”), portanto, para os romanos, a província era um território sujeito à jurisdição de um magistrado que o controlava em nome do governo central. No caso do anglicanismo a província é uma região eclesiástica, em comunhão com Cantuária, formada por um Sínodo de dioceses.

Diocese A diocese é a unidade geográfica mais importante da organização territorial da Igreja. E consiste numa parcela especifica do povo de Deus unido a um Bispo de sucessão apostólica. Na Comunhão Anglicana, uma importante diocese é chamada de arquidiocese(geralmente devido à sua dimensão ou importância histórica), que é governada por um arcebispo, que podem ter autoridade metropolitana sobre outras dioceses. É o caso do Arcebispo de Cantuária, que possui jurisdição em toda a Inglaterra e em diversas dioceses extraterritorial e do Arcebispo do Cabo, que possui jurisdição sobre diversos países da África etc.

Paroquia A paróquia é uma subdivisão territorial de uma diocese, eparquia ou bispado. Na Comunhão Anglicana a palavra "paróquia" é também usada para se referir de um modo mais geral ao conjunto de pessoas que frequentam uma determinada igreja.

Capela Uma capela é uma igreja pequena, que pode fazer parte de uma paróquia ou estar dentro de uma propriedade particular, como uma fazenda, ou de uma área pública, como um hospital, quartel ou universidade.

Missão É uma reunião regular de anglicanos em uma determinada religião geográfica.


* Post reproduzido do Blog da Paróquia Anglicana da Natividade.