segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nota da Diocese Anglicana do Recife

Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Bispo: Dom Sebastião Armando Gameleira
Endereço: Rua Alfredo de Medeiros, 60.
Espinheiro – Recife – PE
CEP. 52021-030
E-mail: dar@ieab.org.br

NOTA DA DIOCESE ANGLICANA DO RECIFE
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL


A Diocese Anglicana do Recife, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, representada por seu Bispo Diocesano, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, manifesta surpresa e lamenta a morte de Edward Robinson de Barros Cavalcanti, que foi bispo desta Diocese no Período de 1997 a 2005, e de sua esposa Miriam, em trágicas circunstâncias.

No mistério, encomenda suas vidas à graça de Deus e pede que conceda resignação e conforto a seus familiares e amigos.


Recife, 27 de Fevereiro de 2012


Dom Sebastião Armando
Bispo da Diocese Anglicana do Recife

Nota de Pesar à Diocese do Recife


Aos irmãos e irmãs da Diocese do Recife

“Para os montes elevo os meus olhos;
donde há de vir o meu auxilio?
Meu auxilio vem do SENHOR,
que fez o céu e a terra. Salmo 121.1-2

Amados e amadas em Cristo

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), na pessoa de seu Bispo Primaz, expressa seu sentimento de consternação e profundo pesar pela morte em circunstâncias trágicas de Edward Robinson de Barros Cavalcanti, que serviu como bispo da IEAB na Diocese Anglicana do Recife entre os anos de 1997 a 2005, e de sua esposa Miriam Cotias Cavalcanti.

Que Deus os receba em sua misericórdia e que console aos seus amigos e parentes queridos.


Brasília, 26 de fevereiro de 2012


+ Dom Mauricio Andrade
Bispo Diocesano da Diocese Anglicana de Brasília e Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Falecimento do Revdo. Adilson Ferreira da Silva

A Diocese Anglicana do Recife comunica, com pesar, o falecimento por infarto nesta tarde desta segunda-feira (13/02/2012), em sua residência, do Revdo. Adilson Ferreira da Silva, 44 anos, clérigo e tesoureiro da Diocese Anglicana do Recife, exercendo o ministério como Ministro Encarregado da Missão Betel, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.Em nível provincial, o reverendo era membro do Conselho Executivo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. O corpo está sendo velado na Catedral da Santíssima Trindade, situada na Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro, Recife, PE, havendo um ofício de corpo presente às 12h30. O sepultamento será no Cemitério Memorial Guararapes, logo após o ofício.

Confira alguns momentos do Revdo. Adilson nas fotos abaixo:

sábado, 25 de fevereiro de 2012

QUARESMA

Quaresma é o nome dado ao período de quarenta dias úteis anteriores ao Domingo de Páscoa, e que desde o séc. VII começa na Quarta Feira, chamada de “Cinzas”, pelo costume de marcar as frontes dos fiéis com uma cruz de cinzas, e que existe também na nossa Igreja. Termina no assim chamado “Sábado de Aleluia”, dentro da Semana Santa. O total de dias do tempo é de 46, mas os domingos não entram no cômputo por estar proibido jejuar e penitenciar no dia da celebração semanal da Ressurreição do Senhor.

O número 40 tem simbolismo bíblico como um tempo de provação e preparação prévio a um tempo de salvação-redenção (40 anos dos israelitas no deserto, prévios à entrada na terra prometida; a caminhada de Elias no deserto; o tempo de Jesus no deserto após seu batismo). O caráter penitencial da quadra nasceu na Igreja primitiva como o tempo especial para preparar a reconciliação dos penitentes públicos (que acontecia na manhã da Quinta-Feira Santa) e o de preparação se deve à utilização desse período para a preparação final dos catecúmenos para o Batismo, que se realizava na grande Vigília Pascal.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Presença Anglicana em Ilhéus- Bahia : O Ponto Missionário da Santíssima Trindade recebe o Rev. Josafá para Celebração Eucarística.

O início do mês de Fevereiro fora de grande importância para a caminhada de nossa Igreja na Bahia. O Ponto Missionário da Santíssima Trindade em Ilhéus - Bahia recebeu a visita(06/02) de nosso Rev. Josafá Batista para a primeira Eucaristia daquela comunidade em união com a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Essa comunidade vem sendo liderada pelos padres Nildemar Andrade e Adauto Emídio com a ajuda do vocacionado Alexandro que eram membros da Igreja Católica Apostólica Romana e que nesse ano sentiram o desejo, em harmonia com todo o grupo, em unirem-se a nossa família, a Paróquia Anglicana do Bom Pastor- Diocese de Recife.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CONVITE

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, presente em Ilhéus, situada na Av. ACM, 750, Malhado (em frente ao colégio estadual de Ilhéus) é uma igreja afetiva e acolhedora, cumprindo o que disse Jesus: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a todas as criaturas, " e confiante da sua presença em nosso meio, "eis que eu estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos" tem o prazer e a satisfação de convidar as pessoas que desejam encontrar-se com o NOSSO SALVADOR, JESUS CRISTO, ENCONTRANDO-SE COM OS IRMÃOS E AS IRMÃS DE FÉ E COMUNHÃO ECLESIAL, a participar das celebrações que são realizadas as domingos, às nove horas da manhã.

A Igreja Anglicana é uma Igreja Católica e Apostólica, isto é, faz parte da Igreja indivisa de Cristo. As diversas ramificações dentro da Igreja de Cristo (Católica) surgiram na história, mas no principal não era assim. Devido à divisão no seio da propria Igreja, temos a Igreja Católica de Comunhão Anglicana, Igreja Católica Romana e igreja Católica Ortodoxa (as do oriente). Elas têm em comum a sucessão Apostólica, ou seja, os Bispos são sucessores dos apostolos; são episcopais, dirigidas e coordenadas por Bispos. Há muitos outros elementos comuns os quais serão vistos em outras postagens.

Venha e participe, diga a você mesmo: Eu vou porque Cristo me ama e me acolhe.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ANGLICANOS EM ILHÉUS

Dom Sebastião Gameleira
O Ponto Missionário de Santíssima Trindade, em Ilhéus/BA, é o espaço onde se reunem os anglicanos de Ilhéus, sendo também o grupo institucional vinculado à Paróquia do Bom Pastor, de Salvador/BA e, consequentemente à Diocese Anglicana do Recife e à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Na foto acima Rvdmº Dom Sebastião Gameleira, Bispo da Diocese Anglicana do Recife.

Rev. Bruno Teles e seu filho João
Ao lado retratamos o nósso pároco, Reverendo Bruno Teles e seu filho João.

Nildemar Andrade Santos e Adauto Emidio dos Santos, ex-padres da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana), com o apoio de alguns seguidores vêm plantando a semente do Anglicanismo em Ilhéus.
Rev. Josafá Batista

Acreditamos que muito em breve o trabalho que vem sendo desenvolvido dará frutos e teremos consequências positivas com o crescimento da Igreja Anglicana em nossa cidade como uma instituição religiosa comprometida com o Evangelho de Cristo e com o bem estar social da humanidade.

Agradecemos publicamente ao Pároco Auxiliar, Reverendo Josafá Batista, que veio à nossa cidade no último dia 05 de fevereiro celebrar conosco dando-nos as boas-vindas à Comunhão Anglicana e nos acolhendo de tal forma que nos sentimos absolutamente à vontade, ou seja, nos sentimos verdadeiramente em casa, pois este agora é o nosso lar espiritual.
Rev. Stephen

Reverendo Stephen é outra pessoa com quem o Ponto Missionário de Santíssima Trindade pode contar para crescer na fé e no amor ao próximo. Esperamos muito em breve recebê-lo aqui em Ilhéus.

O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado e funcionando na Avenida Antonio Carlos Magalhães, nº 750, no bairro do Malhado, em frente ao Colégio Estadual de Ilhéus, exatamente em frente à faixa de pedestres, ao lado de Lucas Motos.

Nossas celebrações ocorrem aos domingos, às 09:00h.

Visitem-nos.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ECUMENISMO

A IEAB - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil apóia o "ecumenismo", razão pela qual é uma das igrejas-membro do CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.


As igrejas associadas ao CONIC estão unidas pelo amor de Deus, pela confissão de fé comum e pelo compromisso com a missão. Assim demonstramos ser possível o diálogo entre as diversas denominações cristãs objetivando a Unidade da Igreja.


Os anglicanos apoiam a causa ecumênica, por isso elevamos a Deus a seguinte prece:

Senhor, mostra-nos tua misericórdia e, pelo poder do teu Espírito, dissipa as divisões entre os cristãos, a fim de que tua Igreja apareça, nitidamente como um sinal visível entre as nações. Senhor, dá-nos um novo amor, uma verdadeira sabedoria e um novo entusiasmo na nossa busca de unidade, para que a mensagem eterna de teu Filho seja aceita por todos como uma boa nova.

X-X-X-X-X-X-X-X-X-X

Veja abaixo a relação das igrejas-membros do CONIC:

Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
Dom Raymundo Damasceno Assis
SE/Sul Quadra 801 Conj. B
70259-970 - Brasília - DF
(61) 2103-8300
www.cnbb.org.br


Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB
Bispo Primaz Dom Mauricio de Andrade
Praça Olavio Bilac, 63 - Campos Eliseos
01201-050 - São Paulo - SP
(11) 3667-8161
www.ieab.org.br


Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
Pastor Nestor Paulo Friedrich
Rua Senhor dos Passos, 202 – 5º andar
90020-180 – Porto Alegre – RS
(51) 3221.3433
www.luteranos.com.br
 
Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia - ISOA
Delegado Patriarcal Mons. Antonio Nakkoud
Rua 14 de Julho, 1.060 - Centro
79004-393 - Campo Grande - MS
(67) 3324 7937
www.igrejasirianortodoxa.com.br


Igreja Presbiteriana Unida - IPU
Moderador: Rev. Enoc Teixeira Wenceslau
Av. Princesa Isabel, 692
Ed. Vitória Center Salas 1210/1211
29010360 - Vitória - ES
www.ipu.org.br

* Fonte: Portal CONIC

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A COMUNHÃO ANGLICANA

A Comunhão Anglicana é uma grande família de Igrejas, tendo como líder espiritual o Arcebispo de Cantuária, atualmente Sua Graça Rowan Williams, entronizado em 27 de fevereiro de 2003, sendo o 104º Arcebispo de Cantuária.

O Arcebispo de Cantuária é o foco único de unidade Anglicana.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil faz parte da Comunhão Anglicana, uma família de igrejas anglicanas e episcopais em comunhão histórica com a Igreja da Inglaterra e especificamente com a Sé de Cantuária.

A palavra anglicana, antes de significar inglês, representa uma grande família cristã internacional.

Tal comunhão foi formada pelo desmembramento de trabalhos missionários e ex-colônias do mundo britânico, formando 44 igrejas nacionais ou regionais ao redor do mundo, compreendendo mais de 160 países.

Com cerca de 80 milhões de membros, a Comunhão Anglicana é a terceira maior denominação cristã do mundo, depois da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ponto Missionário de Santíssima Trindade


O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 750, no Malhado, em frente ao Colégio Estadual de Ilhéus (em frente à faixa de pedestres)

Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h

Visítem-nos!

ANGLICANISMO

A Igreja Anglicana é parte da Igreja Primitiva construída há 2.000 anos, quando Cristo comissionou seus apóstolos conforme Marcos 16:15.

Nos anos seguintes, os apóstolos, seus associados e seguidores levaram a Palavra e fundaram Igrejas em vários lugares e também escreveram os Evangelhos e os livros que conhecemos hoje como Novo Testamento.

A doutrina cristã na Inglaterra está presente desde o Século III, através das Igrejas celtas e missionárias que surgiram após a legalização do Cristianismo por Constantino. Com a invasão da Grã-Bretanha pelos Anglo-Saxões, estas comunidades passaram a existir na clandestinidade.

Mesmo com a conversão dos invasores ao Cristianismo no século VI e devido à condição insular da Grã-Bretanha, esta Igreja continuou independente de Roma até a chegada de Santo Agostinho em 597. A partir daí, e por quase um milênio, a Igreja da Inglaterra reconhecia o Papa como seu bispo-chefe, apesar das diferenças.

Na época da Reforma do Século XVI, a Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, conservando a Fé Católica e Apostólica que sempre observou.

Numa reforma de dentro para fora, de nenhuma maneira interrompeu a continuidade da Igreja e tampouco nenhuma de suas ligações com o passado primitivo da Igreja de Cristo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ser Anglicano significa…

1. Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos, participando da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.

2. Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.

3. Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.

4. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.

5. Considerar com serenidade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.

6. Preferir a liberdade em Cristo, mais que a uniformidade de opiniões.

7. Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.

8. Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os batizados.

9. Insistir na moralidade (aquilo que é bom, edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).

10. Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.

11. Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.

12. Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um.

13. Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.

14. Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que, por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Atenção - Agenda de Fevereiro da Paróquia do Bom Pastor (Salvador-BA)

Boletim Paroquial 083/2012
Atenção - Agenda de Fevereiro
Vamos anotar em nossas agendas as atividades de nossa comunidade neste mês de fevereiro. Está chegando o Carnaval na Bahia, e não por coincidência com ele chega a quaresma, para nós um momento de oração, reflexão e penitência.


05/02 – 09:45h – Missa do 5º Domingo da Epifania


12/02 – 09:45h – Missa Bilíngue do 6º Domingo da Epifania – com Almoço Comunitário, um momento de estarmos juntos antes do carnaval.


19/02 – NÃO TEREMOS CELEBRAÇÃO


22/02 – 11:00h – Celebração da Quarta-feira de Cinzas


26/02 – 09:45h – Missa do 1º Domingo da Quaresma


04/03 - 09:45h – Missa Bilíngue do 2º Domingo da Quaresma - com Almoço Comunitário, momento de darmos um forte abraço e desejarmos-lhes toda sorte a nossa missionária Kathleen que estará retornando ao Canadá naquela semana. Esta celebração ocorrerá excepcionalmente na casa de nossa irmã Mollie, que gentilmente acolherá nossa comunidade naquele dia.


Um fraterno e acolhedor abraço de nossa comunidade,


Paróquia Anglicana do Bom Pastor
End. Rua Travasso de Fora, 92
Bonfim - Salvador - Bahia – Brasil
Telefone: (71) 9129-4942
E-mail: anglicanosnabahia@gmail.com
Blog: http://www.anglicanosnabahia.blogspot.com